Mercado

Venda de caminhões cresce em setembro, mas ainda em queda no ano

Para a Fenabrave, encomendas programadas e maior número de dias úteis respondem pelo aumento nas entregas mensais

O mercado de caminhões no mês passado registrou ritmo maior nas vendas ao anotar 9.679 unidades emplacadas, alta de 8,79% em relação ao volume de agosto, quando somou 8.805 licenciamentos.

De acordo com avaliação da Fenabrave, a surpresa positiva no desempenho mensal pode ser justificada, em parte, pelo maior número de dias – 22 contra 21 -, além de possíveis entregas programadas anteriormente.

LEIA MAIS

→Montadoras de caminhões triplicam exportações para a Argentina

→Segmento de caminhões retrata cenário cada vez mais desafiador

“Altas taxas de juros e crédito restrito ainda seguem inibindo as compras. Mas ela nossa experiência, encomendas feitas ainda no primeiro semestre podem ter se concentrado em setembro e o favorecido o resultado”, resumiu Marcelo Franciulli, diretor executivo da federação, durante apresentação dos números de licenciamentos de veículos na quinta-feira, 2.

O dirigente admite ser uma suspeita e não uma tendência, afinal, o segmento de caminhões segue desaquecido. Ao comparar o volume de setembro com o mesmo mês do ano passado (11.150 unidades), a baixa foi de 14,09%.

No acumulado dos nove meses, o transportador de carga absorveu 81.843 caminhões, vendas 7,58% menores em relação ao que registrava há um ano (88.553).

“A indústria de transformação e o agro não têm estimulado a renovação das frotas. Também com a sinalização do Banco Central de não mexer na Selic até o fim do ano, não se enxerga mudanças no atual cenário”, observa Fanciulli.

Sob essas condições, a Fenabrave mantém a projeção de queda de 7% nos emplacamentos de caminhões no encerramento de 2025 que, se concretizada, acumulará 113.552 unidades emplacadas.


Foto: Divulgação Philips

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás