Mercado

Anfir: entregas de implementos rodoviários têm baixa de 5,6% até setembro.

Segmentos de reboques e semirreboques puxam o resultado negativo com a queda de 20%

O mercado de implementos rodoviários encerrou os nove primeiros meses de 2025 com vendas em baixa de 5,62%, para 111.361 unidades ante as 117.994 anotadas um ano antes. Segundo avaliação da Anfir, o porcentual de queda semelhante ao apurado no acumulado até agosto (5,5%) pode indicar que a trajetória de recuo esteja ficando para trás.

“O levantamento indica que podemos estar estabilizando nesse percentual, o que de certa forma tornaria a tarefa, em 2026, de recuperar as vendas não realizadas esse ano um pouco menos difícil”, estima em nota José Carlos Spricigo, presidente da Anfir.

LEIA MAIS

→Anfir promove rodada de negociação na Argentina

Por segmento, os dados da Anfir mostram que os produtos da categoria de pesados, representados por reboques e semirreboques são os responsáveis por manter o resultado em terreno negativo. As 53.663 unidades emplacadas até setembro expressaram uma retração de 20,42% em relação ao mesmo período do ano passado (67.429 implementos).

Já as entregas de produtos do segmento de carrocerias sobre chassi seguem em crescimento. De janeiro a setembro, o transportador de carga absorveu 57.698 unidades, alta de 14,11% na comparação do volume registrado há um ano (50.565).


Foto: Samuel Zulianelo/ Divulgação Randoncorp

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás