Produto

Sem backup de alguns itens, não dá para importar motor do Yaris Cross

"Cabeçote, por exemplo, é único", revela presidente da Toyota ao explicar motivo de sua produção não ter data de retomada

Principal aposta da Toyota nesta segunda metade da década, o Yaris Cross segue sem data de lançamento no Brasil e também sem previsão de retomada da produção, suspensa no dia 23 de setembro após vendaval que destruiu as instalações de Porto Feliz, SP.

Com relação aos demais modelos, a montadora encaminhou importação de motores para suprir a falta de oferta local e já divulgou datas de restabelecimento das linhas.

Mas no caso do Yaris Cross, conforme revelou o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, ao AutoIndústria, há componentes no seu motor que foram desenvolvidos exclusivamente para o Brasil e, portanto, não têm similares no exterior.

LEIA MAIS

Com motores importados, Toyota retoma produção em 3 de novembro

Maggio revela bastidores do “renascer” da Toyota no Brasil

“São itens exclusivos do projeto brasileiro que ainda não tinham backup. É o caso, por exemplo, do cabeçote”, comentou Maggio, após revelar que os danos na fábrica brasileira de motores foram tão intensos que ainda não há qualquer previsão quanto ao restabelecimento de suas operações.

Sem a cópia de segurança, não há como encaminhar processo de importação dos motores do Yaris Cross como foi feito com os demais veículos produzidos no Brasil. Diante das incertezas ainda existentes em relação à recuperação da fábrica de Porto Feliz, a empresa ainda avalia o que fazer no caso do SUV compacto.

Agilidade e apoio da matriz

Em processo bastante ágil encaminhado pela Toyota do Brasil com apoio da matriz japonesa e de outras subsidiárias da marca, a empresa surpreendeu aos que previam o reinício de suas operações no País só em 2026 com o anúncio da retomada da produção das versões híbridas do Corolla e Corolla Cross no próximo dia 3 de novembro.

A produção de veículos com motores convencionais, abrangendo as linhas do Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação, será restabelecida em janeiro em Sorocaba e Indaituba, ambas no interior paulista.

A expectativa, assim, é que até fevereiro as duas fábricas – graças às importações de motores – já estejam operando com volume regular dos modelos disponíveis no mercado brasileiro.

Mas ainda está indefinido o lançamento do novo SUV compacto, que tinha apresentação para a imprensa prevista para a segunda quinzena deste mês de outubro e chegaria ao mercado ainda no final deste ano.

Em âmbito global, o Yaris Cross já é produzido na Tailândia, com motor a gasolina de 1.5 litro, de quatro cilindros em linha, que desenvolve 91 cv e 121 Nm de torque, e motor elétrico, que combinados geram potência de 111 cv.

No Brasil, segundo informações divulgadas pela revista Quatro Rodas, o Yaris Cross terá cinco versões: XR Flex, XRE Flex, XRX Flex, além das híbridas XRE Hybrid e XRX Hybrid. A configuração de entrada chega para ocupar o espaço deixado pelo Yaris hatch e sedã, que já saíram de linha.

Enfim, estava tudo encaminhado para uma nova fase da Toyota por aqui, mas os planos foram frustrados pelo verdadeiro tornado que passou por Porto Feliz.

De positivo, nenhum funcionário com ferimento grave a agilidade surpreendente da Toyota em buscar alternativas para que os trabalhadores não fossem prejudicados e a produção pudesse ser retomada o quanto antes.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás