Mercado

Mercado do segmento premium cresce perto de 5% até setembro

SUVs e modelos eletrificados dominam as vendas

Os emplacamentos no chamado segmento premium fechou o mês passado com 4.827 unidades, volume que expressou crescimentos de 8,5% sobre agosto e de 27,5% em relação a setembro de 2024. Com o resultado parcial, o mercado absorveu 38.609 veículos nos nove primeiros meses, alta de 4,7% na comparação ao mesmo período do ano passado.

O recorte, consolidado pela Bright Consulting, aponta predominância de SUVs e eletrificados. Os primeiros, com 54,1% de participação (2.610 unidades) nas vendas de setembro, enquanto os da segunda categoria representaram 50,2%, com 2.425 licenciamentos, volume 4,5% maior sobre agosto.

LEIA MAIS

→SUVs também dominam no segmento premium, com fatia de 57,8%

→BMW Group à frente das marcas premium na América Latina

No mercado de eletrificado em setembro, os híbridos plug-in (PHEV) lideraram as vendas com 35,4%, seguido pelos híbridos leves (MHEV), com 30,6%, os elétricos puros (BEV), com 29,8%, e os híbridos plenos (HEV), com 4,2%.

No acumulado do ano, as entregas de eletrificados somaram 19.973 unidades, crescimento de 3,8% ante o mesmo período de 2024 (19.241). Para a empresa de consultoria, o resultado indica trajetória consistente de expansão.

Pela análise, Audi, Porsche e Mercedes ganharam espaço em setembro sobre agosto ao computarem aumento de 3,1 pontos porcentuais (de 8,2% para 11,3%); 1,8 p.p. (de 7,9% para 9,6%) e 1,6 p.p. (de 16,2% para 17,8%), respectivamente. Em contraste, a BMW perdeu 4,2 p.p. (de 35,2% para 31,0%), a Land Rover 1,7 p.p. e a MINI, 1,0 p.p..

Dentre os modelos que mais se destacaram em setembro por motorização estão:

ICE (motor a combustão): BMW X1 — 512 (21,3% dos ICE)

PHEV: Volvo XC60 — 378 (44,1% dos PHEVs)

BEV: Volvo EX30 — 224 (31,0% dos BEVs)

MHEV: Mercedes-Benz Classe C — 156 (21,0% dos MHEVs)

HEV: Lexus NX350h — 57 (55,9% dos HEVs)


Foto: Divulgação Volvo Car

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás