Perda foi compensada com alta nas vendas para Argentina, Colômbia e Austrália, informa Marcos Bento

O tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump em julho e vigente desde agosto já se reflete nas exportações da indústria brasileira de motos para os Estados Unidos.
Dados da Abraciclo indicam queda de 37% nas vendas para o mercado estadunidense, que baixaram de 7,3 mil unidades nos primeiros nove meses de 2024 para 4,6 mil no mesmo período deste ano.
O presidente da entidade, Marcos Bento, disse que os Estados Unidos são de grande importância para o setor por demonstrar para outros países que a indústria brasileira tem produtos compatíveis com o primeiro mundo.
LEIA MAIS
→Indústria de motos abre 1,8 mil vagas e reve projeções para cima
→Novo tarifaço de Trump preocupa indústria brasileira de motos
A queda das exportações para os Estados Unidos foi compensada pelo crescimento dos negócios com a Argentina, Colômbia e Austrália, que tiveram expansões de, respectivamente, 37,5%, 44,4% e 84,6%. Já os negócios com o Canadá retraíram 15,4%, de 1,3 mil para 1,1 mil unidades (veja quadro abaixo).
De janeiro a setembro foram embarcadas para o exterior 29.490 motocicletas, o que representou crescimento de 23,6% sobre idêntico período de 2024.
“Em setembro foram embarcadas 5.258 unidades, um aumento expressivo de 208,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e de 78,7% em relação a agosto”, revelou Bento.
O mercado estadunidense seque como o terceiro maior parceiro da indústria brasileira de motos, com participação de 14,8% este ano. A Argentina está no topo desse ranking, com fatia de 42,6%, e a Colômbia vem na sequência, com 21%.
Foto: Divugação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…