Lançamentos

Só com motor flex, Boreal custa de R$ 180 mil a R$ 215 mil

Renault concede desconto de até R$ 12 mil para quem fizer a reserva a partir de hoje

A pré-venda do Boreal, utilitário esportivo fabricado pela Renault em São José dos Pinhais, PR, começou nesta terça-feira, 14. O novo veículos nacional é oferecido em três versões: Evolution, Techno e Iconic, que têm preços sugeridos de, respectivamente, R$ 179.990,00 R$ 199.990,00 e 214.990,00.

Quem fizer a reserva a partir de hoje, mediante sinal de R$ 1 mil, terá algumas vantagens (veja quadro) e pagará R$ 10 mil a menos pelas versões de entrada e topo, e R$ 12 mil abaixo pela intermediária Techno, alternativa sobre a qual, visivelmente, a Renault imagina concentrar a maior parte das vendas do modelo.

As três opções são dotadas do conhecido motor 1.3 turbo TCe flex. A de longa data decantada pela Renault oferta de um conjunto híbrido ainda não se confirmou com a chegada do Boreal, modelo que compartilha a plataforma do também nacional Kardian e que demandou investimentos de R$ 2 bilhões.

O projeto envolveu esforços da engenharia brasileira, parceria com 70 fornecedores locais e resultou em um utilitário esportivo do segmento C que será exportado para boa parcela de países da América Latina já a partir de 2026.

Estilo, tecnologia e conteúdo de série o Boreal tem o suficiente para fazer frente ao concorrentes diretos e, em alguns aspectos, até mesmo de faixa superior de mercado.

“É um carro que transmite valor, como previsto no International Game Plan”, afirma Ariel Montenegro, presidente da Renault do Brasil.

O executivo argentino, que assumiu o cargo em meados deste ano, refere-se ao plano global da montadora lançado há dois anos e que tem como objetivo vender produtos mais caros e que resultem em maior rentabilidade em todo o mundo.

Para isso, o programa prevê o lançamento de oito modelos — algumas versões híbridas — fora da Europa até 2027 em vária categorias, mas sobretudo nos segmentos C e D. Lançado no ano passado, o Kardian, ainda que um SUV menor, para o segmento B, foi o primeiro deles.

O Boreal, assim, se encaixará na parte superior da linha de produtos oferecida pela marca na América do Sul, abaixo apenas do Megane, elétrico importado da Europa.

Nessa condição, tem um enorme grupo de concorrentes nessa faixa de preço, produzidos na região ou não, de marcas tradicionais ou novatas. Mais: produtos movidos a combustão interna, híbridos ou puramente elétricos.

 

Para ser competitivo, a Renault, assim, optou por dotarp novo SUV de recheados pacotes de itens de série e várias tecnologias de auxílio à condução.

Desde a versão de entrada Evolution, o Boreal terá, por exemplo, rodas aro 18, seis airbags, bancos revestidos em couro, ar condicionado digital, quadro de instrumentos digital e 13 sistemas de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.

Além desses, a Techno já dispõe de freio de estacionamento eletrônico, cinco modos de condução,  cluster de 10 polegadas e multimidia OpenR link com Google, 48 cores para iluminação do interior da cabine, ajustes elétricos dos bancos e 19 sistemas de auxílio à condução.

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A topo sai de fábrica com rodas de 19 polegadas, teto biton, abertura elétrica do porta-malas, teto solar panorâmico, som Harman Kardon, massageador no banco do motorista e 24 sistemas auxiliares de condução.

Aldo Costa, diretor de Marketing, não revela a expectativa de vendas parra cada uma das versões. O mix, afirma, será definido pela demanda. “Temos flexibilidade de produção, estamos preparados para atender o que o consumidor solicitar”, desconversa o executivo.

Costa, porém, é rápido em assegurar que manterá o Duster Iconic 1.3 TCe, opção mais cara do pioneiro SUV Renault no Brasil. A versão utiliza o mesmo motor do Boreal e tem preço sugerido de R$ 176.990,00, ou seja, quase o mesmo que a opção mais barata do novo veículo.

“O Duster tem seu perfil de público e muito potencial de mercado. Podemos ofertá-lo [em determinados momentos] com condições especiais e atender todos consumidores”, afirma Costa, que confirmou o lançamento oficial do Boreal para 4 de novembro e a entrega das primeiras unidades aos proprietários ainda no mês que vem.


Foto: Divulgação

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Publicado por
George Guimarães

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