Indústria

Chinesas registram 83% de crescimento na Europa em 2025

Participação mensal em setembro chegou a 7,4%, novo recorde

Os dados da empresa de análise Dataforce ainda são preliminares, mas indicam que as vendas de automóveis na Europa cresceram perto de 11% em setembro frente ao resultado de igual período do ano passado, para quase 1,22 milhão de unidades.

Nos primeiros nove meses de 2025, a região já consumiu 9,95 milhões, 1,4% a mais do que em 2024.

Ao lado do bom resultado, outro destaque de setembro foi a crescente participação somada das montadoras chinesas. Impulsionada em particular pela MG, do Grupo SAIC, BYD e marcas da Chery, elas alcançaram 7,4%, maior fatia mensal registrada até hoje e mais do que o dobro de um ano atrás.

Os dados da Dataforce, que consideram os países da União Europeia, além do Reino Unido e mercados menores do continente, mostram que os licenciamentos de carros chineses de todas as tecnologias somaram 90,6 mil unidades no mês passado.

A MG foi a líder desse grupo, com 33,5 mil veículos, seguida pela BYD, que vendeu 24,3 mil, e pela Chery que, com três marcas, negociou 18,5 mil unidades, seis vezes mais do que no ano passado. O Geely Group, que engloba negócios das marcas Geely, Lotus, Lynk & CO, Polestar e Zeekr, ficou bem atrás, com somente 7,5 mil unidades.

Nos nove primeiros meses de 2025, as montadoras chinesas registram crescimento de 83% frente ao mesmo período de 2024. Chegaram às ruas europeias 522,6 mil de seus automóveis, equivalentes a 5,3% do total negociado, o dobro da participação de um ano atrás.

A SAIC lidera entre as montadoras chinesas com 225,8 mil licenciamentos, à frente d da Chery, que somou 144,2 mil, explosão de 862%, e da BYD, que triplicou suas entregas para 119,8 mil unidades.

LEIA MAIS

→ Volkswagen apresenta futuro T-Cross na Europa

Com esses números, já igualaram ou ultrapassaram várias marcas ocidentais tradicionais na Europa. A Fiat, por exemplo, vendeu 217,9 mil automóveis e comerciais leves nesse período.

O mercado europeu, entretanto, tem o Grupo Volkswagen, que reúne nove marcas europeias, como o líder absoluto, com mais 2,6 milhões de veículos negociados até setembro. A Stellantis acumulou 1,57 milhão de licenciamentos, enquanto as marcas somadas do Grupo Renault ultrapassaram 1 milhão de unidades.

O ranking de montadoras tem ainda entre as primeiras colocadas a Hyundai, com 805,4 mil veículos entregues — mais da metade de modelos Kia —, Toyota, 646,1 mil, e Mercedes-Benz, com 528,1 mil.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás