Presidente da entidade alertou Alckmin sobre risco de parada de grandes montadoras, como Stellantis VW, GM e Toyota

Após encontro com o ministro Geraldo Alckmin, do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Sindipeças emitiu comunicado mostrando confiança no sucesso das negociações que o Brasil se propôs a encaminhar com as autoridades chinesas para garantir o abastecimento de chips para os sistemistas brasileiros.
“A reunião, da qual participaram também a alta direção de Anfavea, Bosch e ZF, ente outros, foi muito produtiva. Abipeças e Sindipeças estão confiantes na solução, em razão do ótimo relacionamento existente ente autoridades dos governos do Brasil e da China”, destaca o comunciado divulgado no final da tarde desta terça-feira, 28.
LEIA MAIS
→Brasil vai negociar com a China compra de chips para o setor automotivo
Na semana passada, o Sindipeças encaminhou carta a Geraldo Alckmin solicitando apoio governamental em razão da situação crítica de abastecimento de componentes fabricados pela Nexperia, fabricante global de semicondutores de origem chinesa, “que enfrenta restrições de fornecimento internacionais e entraves logísticos, com impactos diretos e imediatos na cadeia produtiva brasileira”.
Segundo o presidente do Sindipeças, Cláudio Sahad, “esses componentes não possuem, no curto prazo, alternativas de fornecimento local ou regional, sendo críticos para o funcionamento de montadoras instaladas no Brasil como Volkswagen, Stellantis, GM, Toyota, Hyundai e BYD entre outras”.
Nas últimas semanas, de acordo com a carta enviada ao ministro, o setor observou uma redução significativa na disponibilidade de componentes eletrônicos essenciais para módulos de controle, sistemas de injeção e produtos de alta tecnologia aplicados em veículos leves, comerciais e industriais.
“O impacto se estende também às empresas de autopeças e de eletrônica embarcada, gerando risco real de paralisação de linhas de produção, impedindo inclusive o cumprimento de contratos de exportação e desaceleração de investimentos recentemente anunciados no país”, alertou a entidade.
Foto: Divulgação/MDIC
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…