As empresas envolvidas são a NVIDIA, Uber Technologies, Inc. e Foxconn

A Stellantis anunciou nesta terça-feira, 28, parcerias com a NVIDIA, Uber Technologies, Inc. e Foxconn para desenvolvimento conjunto e futura implantação de veículos autônomos de Nível 4, aqueles sem motorista, para serviços de robotaxi em diferentes localidades do mundo.
Segundo a Stellantis, a iniciativa representa importante avanço em sua estratégia global de robotáxi, anunciada após recente acordo com a Pony.ai para testar carros autônomos na Europa.
LEIA MAIS
→Stellantis reúne fornecedores para discutir oportunidades
→Ex-CEO, Carlos Tavares questiona futuro da Stellantis
“Juntas, as empresas pretendem combinar a expertise global da Stellantis, o software de direção autônoma e a computação de IA da NVIDIA, os recursos eletrônicos e de integração de sistemas da Foxconn e a liderança da Uber em operações de em operações de transporte por aplicativo para desenvolver uma nova geração de autônomos de Nível 4”, informa comunicado da fabricante de veículos.
A colaboração será baseada nas plataformas AV-Ready da Stellantis – especificamente o K0 Light Commercial Vehicle e o STLA Small – equipadas com a arquitetura de veículos autônomos NVIDIA Drive AGX Hyperion 10.
A Uber planeja implantar veículos autônomos da Stellantis em cidades selecionadas em todo o mundo, começando com 5 mil unidades nos Estados Unidos. “Espera-se que os programas-piloto e testes aumentem nos próximos anos, com o Início da Produção (SOP) previsto para 2028”, informam as empresas envolvidas no projeto.
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…