Modelos eletrificados alcançam participação de 62%

O mercado de automóveis na Europa absorveu no mês passado 1,23 milhão de unidades, volume 10,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando as vendas chegaram 1,11 milhão.
O impulso, que sublinha o terceiro mês consecutivo de crescimento, se deve a recentes lançamentos da indústria, segundo avaliação da Acea, a associação dos fabricantes no continente.
No acumulado dos nove meses do ano, as vendas somaram 9,92 milhões de unidades, 1,5% maior sobre os 9,77 milhões de automóveis vendidos há um ano.
LEIA MAIS
→Acea: vendas de automóveis na Europa chegam estáveis no 1º semestre
→Chinesas registram 83% de crescimento na Europa em 2025
As vendas de modelos 100% elétricos (BEVs) cresceram 25,4% nos nove primeiros meses, com 1,79 milhão de unidades entregues. Apesar do aumento, a Acea entende que o ritmo ainda se encontra abaixo do esperado para a transição energética. O volume alcançado representou 18,1% do mercado.
Os híbridos elétricos (HEVs) leves e plenos seguem como os preferidos pelo consumidor europeu. De janeiro a setembro, os licenciamentos chegaram a 3,45 milhões de unidades, volume que representou alta de 15% em relação ao mesmo acumulado de 2024 (3 milhões) e fatia de 34,8% das vendas no período.
Dentre os eletrificados, os modelos plug-in (PHEVs) são os menos atraem. Até setembro, os emplacamentos acumularam 918,5 mil unidades, alta de 32% e participação de 9,3% no mercado de automóveis.
Carros a gasolina e a diesel caminham em trajetória de queda. Os licenciamentos dos primeiros caíram 19,2% com 2,69 milhões de unidades vendidas e, os segundos, 24,3% ao anotar 798,9 mil automóveis. No período dos nove meses, encerram com fatias de 27,2% e 8%, respectivamente.
Foto: Divulgação Acea
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…