Empresa

Toyota reinicia produção de modelos híbridos na segunda-feira

Após vendaval de Porto Feliz, montadora importou motores para garantir retomada gradual das suas operações

Aprodução de veículos nas fábricas da Toyota de Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior paulista, será reiniciada de forma gradual a partir da próxima segunda-feira, 3, com motores importados de outras unidades no exterior, principalmente do Japão.

Conforme antecipou há um mês o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, serão fabricadas numa primeira etapa as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação.

LEIA MAIS

Com motores importados, Toyota retoma produção em 3 de novembro

Maggio revela bastidores do “renascer” da Toyota no Brasil

Vendaval causa danos à fabrica da Toyota em Porto Feliz

O plano é retomar em janeiro a produção de veículos com motores convencionais, abrangendo as linhas do Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação.

Segundo Maggio, volumes regulares só deverão ser atingidos em fevereiro. A empresa paralisou atividades em 23 de setembro, após vendaval que assolou o município de Porto Feliz, SP, onde fica a sua fábrica de motores. Além de destelhamento total, houve danos nos equipamentos e até agora a operação não foi retomada.

Como era de se esperar, a marca perdeu participação no mercado brasileiro desde então. Operando com estoques reduzidos, na média de apenas dez dias, em pouco tempo a Toyota ficou sem produtos para oferecer aos consumidores.

Graças à agilidade da direção da montadora e do apoio da matriz e de outras subsidiárias do grupo, a fabricante japonesa vai conseguir retomar produção sem ter de usar o lay-off aprovado nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba..

Os  mil trabalhadores das duas fábricas – respectivamente 2.486 e 1064 – ficaram em férias emergenciais até o último dia 23, quando retomaram para iniciar os trabalhos de preparação da produção e treinamentos.


Foto: Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Consumidores ainda precisam “descobrir” o Renault Boreal

Enxurrada de lançamentos pulveriza vendas de SUVs médios

% dias atrás

Ford integra operações de veículos comerciais na América Latina

Guilherme Lastro revela união das atividades do Brasil e Argentina com o México

% dias atrás

Alex Pacheco assume nova função na Clarios

Executivo é agora responsável pela recém-criada vice‑presidência de Crescimento do Negócio na América do Sul.

% dias atrás

VWCO amplia testes com caminhão a biometano

Parceria com Loga avalia modelo Constellation em operação de coleta de resíduos

% dias atrás

Com novo modelo de parceria, Porto Serviço planeja dobrar rede de atendimento

Expectativa é dispor de 500 centros automotivos e maior cobertura geográfica até o fim da…

% dias atrás

Exportação de autopeças para EUA e Argentina em queda livre

No bimestre, segundo o Sindipeças, as vendas para os dois países desaceleraram 27.5% e 32,6%,…

% dias atrás