Notas

GWM Hydrogen-FTXT apresenta barco a hidrogênio

Sustentabilidade

O primeiro barco elétrico da América Latina alimentado a hidrogênio está ancorado no Cais do Porto, em Belém, PA, como uma das atrações da COP30. A embarcação foi desenvolvida pela parceria que reúne o Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e a GWM Hydrogen powered by FTXT, braço da GWM.

Batizado de Explorer H1, o barco tem todos os sistemas de bordo, desde iluminação e climatização até cozinha e entretenimento, alimentados por energia proveniente do sistema de hidrogênio.

“Esse barco pode ser um marco para redução de emissões de carbono na navegação e na geração de eletricidade em regiões remotas, especialmente para o Brasil, um exemplo para o mundo em energia limpa. Temos uma das matrizes mais renováveis do planeta e um enorme potencial para produzir hidrogênio a partir de fontes sustentáveis, como solar, eólica e biomassa”, explica Davi Lopes,  difretor da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

O H1 é a primeira fase de um projeto ainda mais ousado. No ano que vem, ele ganhará propulsão híbrida com hidrogênio e, em 2027, entrará em operação o Explorer H2,  com produção própria de H₂ a bordo, tornando-o autossuficiente.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás