Categorias: Mercado

Chinesas intensificam disputa pelas vendas de SUVs no primeiro bimestre

Três delas já aparecem entre as dez marcas mais vendidas

As marcas chinesas definitivamente estão brigando por posições mais altas no ranking de vendas de veículos, mas sobretudo em utilitários esportivos. O maior segmento do mercado interno, responsável por 156,6 mil licenciamentos no primeiro bimestre, 59% de todos os automóveis de passeio vendidos, nunca esteve tão pulverizado.

Dentre as dez marcas que mais venderam SUVs em 2026, três são chinesas, justamente aquelas que já contam com produção local. BYD e GWM têm participações muito próximas, pouco acima de 5%, enquanto a Caoa Chery deteve 4,4% dos licenciamentos, aponta levantamento da Fenabrave.

Ocupam, respectivamente, da oitava à décima colocações, mas praticamente no mesmo patamar da Toyota, com participação de 5,6%, e ligeiramente atrás da GM, Hyundai e Honda, todas na faixa de 6% das vendas. Deixam de fora do ranking das dez mais vendidas, assim, Nissan e Renault, tradicionais marcas visceralmente dependentes das vendas do segmento.

Os números absolutos ajudam a compreender melhor o desempenho das chinesas no primeiro bimestre. A diferença da quarta colocada Honda para a oitava BYD é da ordem de somente 1,6 mil licenciamentos, 10,2 mil contra 8,6 mil, e pouca mais para a nona GWM, que teve algo próximo de 8,2 mil emplacamentos.

Com 7,5 mil unidades entregues aos clientes finais, o BYD Song já aparece como o sétimo utilitário esportivo mais negociado, absolutamente colado no Fiat Fastback ( 7,8 mil) e à frente do Volkswagen Nivus (7 mil). O GWM Haval H6 só não ocupou a décima colocação por vender 70 unidades a menos do que o Nissan Kicks.

LEIA MAIS

→ Volkswagen aproveita “boom” dos SUVs e amplia vantagem sobre a Jeep

→ Omoda 4 confirmado para o último trimestre de 2026

Se, na prática, após o primeiro bimestre, as chinesas comprovaram que têm produtos e estratégias comerciais para galgar pelo menos mais duas ou três posições no ranking de marcas de SUVs, acima disso fica bem mais difícil.

A terceira colocada Fiat responde por quase 9% dos emplacamentos. Fica atrás da tradicionalíssima Jeep, que  respondeu 10,9% dos utilitários negociados no período e se prepara para lançar o Avenger nacional, sua nova opção de entrada.

A Volkswagen é a líder disparada do segmento. A marca alemã vendeu no acumulado dos dois primeiros meses mais de 31 mil unidades, 19,8% do total. Os dois modelos mais vendidos levam seu logotipo: o T-Cross, com 11,4 mil emplacamentos, e o Tera, que já ultrapassou 10,3 mil.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Em SJC, aviso de greve na GM por uma PLR de R$ 20.780

Sindicato informa que montadora acena com alteração do valor preestabelecido em acordo firmado em 2025

% dias atrás

As chinesas BYD, Foton, JAC, Sany e Sinotruk aderem à Fenatran

Número de montadoras sobre de 7 para 12. Também presentes DAF, Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania,…

% dias atrás

Inadimplência em 5,85% não impede alta nos financiamentos de veículos

É o índice mais alto desde 2017 pela série histórica divulgada pela Anef

% dias atrás

No segmento de ônibus, Mercedes-Benz só vê incertezas em 2026

Mercado fechou o primeiro trimestre em queda de 20% e conjuntura atual não ajuda na…

% dias atrás

Mercedes-Benz aprimora linha 2026 de chassi rodoviário

Ajustes e novos itens prometem potencial de economia no consumo de combustível de até 6%

% dias atrás

Future Mobility, a evolução da Eletrocar Show em junho no Anhembi

Evento acontece no Distrito Anhembi e no Sambódromo, na capital paulista, de 22 a 25…

% dias atrás