Indústria

China exportou 666 mil veículos só em outubro

Em dez meses, país asiático embarcou 5,6 milhões de unidades, 20% a mais e dez vezes o que o Brasil exportará em 2025

Apesar de restrições, sobretaxas e de diversas encrencas geopolíticas, as exportações de veículos chineses seguem com invejável vigor. Dados da CAAM, Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, indicam que só em outubro foram enviados para todos os continentes nada menos do que 666 mil automóveis, robusto crescimento de 23% sobre igual mês do ano passado e 2% acima dos embarques de setembro.

De janeiro a outubro, a China já enviou para fora 5,6 milhões de veículos, avanço da ordem de 20% sobre os embarques registrados nos primeiro dez meses do ano passado. O número equivale a praticamente a dez vezes o que o Brasil deverá exportar ao longo de todo 2025. Até o outubro, as epxortações brasileiros estão na casa de 471 mil veículos.

O país asiático vem reduzindo as vendas de modelos puramente a combustão em outros países. Os veículos movidos por novas energias — leia-se elétricos e híbridos, sobretudo —  somaram 256 mil unidades em outubro, o dobro do registrado um ano antes.

LEIA MAIS

→ Estoques de automóveis importados são suficientes para 130 dias

No acumulado deste ano, já ultrapassaram 2 milhões, salto de 90% em relação ao mesmo período de 2024. Mesmo respondendo por maior parcela ainda, veículos movidos a combustão interna recuaram 5%,para 3,6 milhões.

Quase 86% do total embarcado no mês passado, 571 mil, foram automóveis de passeio. Veículos comerciais, incluindo caminhões e ônibus, somaram 94 mil unidades. Desse total,  409 mil foram a combustão, queda de 4,8% de 01 em relação ao ano anterior.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

China concentra um terço dos investimentos de montadoras no País

Projeção indica aportes de US$ 7,4 bilhões até 2030 para instalar capacidade de montar mais…

% dias atrás

Na Alemanha, o primeiro centro de inovação da Leapmotor fora da China

Objetivo da Stellantis é promover a globalização da marca também em design e engenharia

% dias atrás

Consumidores ainda precisam “descobrir” o Renault Boreal

Enxurrada de lançamentos pulveriza vendas de SUVs médios

% dias atrás

Ford integra operações de veículos comerciais na América Latina

Guilherme Lastro revela união das atividades do Brasil e Argentina com o México

% dias atrás

Alex Pacheco assume nova função na Clarios

Executivo é agora responsável pela recém-criada vice‑presidência de Crescimento do Negócio na América do Sul.

% dias atrás

VWCO amplia testes com caminhão a biometano

Parceria com Loga avalia modelo Constellation em operação de coleta de resíduos

% dias atrás