Produto

Toyota abre pré-venda do Yaris Cross para entregas em fevereiro

Com motor importado por causa do vendaval de Porto Feliz, é o primeiro primeiro SUV compacto híbrido flex do Brasil

Com lançamento postergado por causa do vendaval que destruiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz em 22 de setembro, o Yaris Cross, primeiro SUV compacto híbrido-flex do mercado brasileiro, tem pré-venda iniciada nesta quarta-feira, 19, com as primeiras entregas programadas para fevereiro de 2026.

Disponível nas versões XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid, seus preços especiais de lançamento são de, respectivamente, R$ 161.390, R$ 172.390, R$ 178.990 e R$ 189.990.

O lançamento só está sendo possível graças à importação de motores do Japão, que para produzi-los recebeu moldes e equipamentos da subsidiária brasileira, conforme revelou na semana passada o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, na pré-apresentação do produto, que é a principal atração da montadora no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

“Não fosse o esforço conjunto e a colaboração dos nossos trabalhadores não teríamos conseguido”, comentou o executivo, destacando que o novo produto chega em um segmento – o B-SUV – que representa 25% das vendas no País, com a vantagem de ser a porta de entrada para quem busca o primeiro Toyota híbrido.

Na pré-venda, além do preço promocional, a empresa oferece R$ 500 de acessórios grátis e Seguro Franquia em cortesia para os clientes que contratarem o serviço pelo Banco Toyota.

Suas primeiras seis revisões tem preço fixo de R$ 549 cada uma, “a mais acessível do segmento”, segundo José Ricardo Gomes, diretor de Cadeia de Valor para a América Latina e Caribe e diretor Comercial Brasil.

Com uma gama agora de quatro SUVS – além do Yaris Cross, oferece internamente o Corolla Cross, o SW4 e o RAV4 -, a Toyota quer retomar participação perdida no mercado brasileiro, reconquistando clientes da marca no País.

O projeto é vender no Brasil, ao longo de 2026, 50 mil unidades do SUV compacto que começa a ser produzido na fábrica de Sorocaba em fevereiro. Cerca de  25% da produção serão destinadas à exportação para mais de 20 países, incluindo Argentina, Chile e Equador.

Motorização inédita

Com uma inédita motorização híbrida flex full, desenvolvida exclusivamente para o Brasil, o Yaris Cross alcança médias de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro e, com isso, “fica com o posto de SUV compacto mais econômico do País”, garante a empresa..

As versões híbridas XRX e XRE Hybrid são equipadas com motor flex 1.5, em conjunto com dois motores elétricos (gerador e propulsor), que proporcionam potência combinada de até 111 cv quando abastecido com etanol.

Associado à transmissão Hybrid Transaxle CVT, “o sistema híbrido oferece aceleração linear conforme a demanda do motor, otimizando a eficiência”, garante Eduardo Camignotto, gerente geral de P&D para a região, destacando que essa tecnologia pode reduzir em até 30% o consumo em relação às versões não eletrificadas e em 77% a emissão de CO2 quando abastecido com etanol comparado à gasolina.

Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com transmissão a CVT Multidrive e paddle-shift e motor flex 1.5, que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. A atrás no volante para uma condução mais dinâmica.

Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o SUV traz de série, em todas as versões, freio de estacionamento eletrônico com função Hold, seis airbags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

As versões topo de linha a combustão também contam, entre outros itens, com faróis de LED, rodas diamantadas de 17”, sistema Smart Entry com chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e painel digital com tela TFT de 7”,  aróis de neblina em LED, câmera de

No caso das versões XRX e XRX Hybrid, as rodas diamantadas são de 18” e o SUV também vem equipado com iluminação ambiente na cabine, monitor de ponto cego (BSM), Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM), sensor de estacionamento dianteiro, abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor), Toyota Serviços Conectados e teto solar panorâmico.


Fotos: Divulgação/Toyota

 

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Publicado por
Alzira Rodrigues

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