De volta ao mercado, modelo se tornou sucesso de vendas ao entregar mais eficiência, robustez e baixo custo operacional

Com um projeto totalmente renovado, o Mercedes-Benz Axor retornou ao mercado brasileiro em julho de 2025. Em poucos meses superou expectativas da marca que já planeja reprogramar a produção para atender à demanda. A alta demanda é consequência de uma proposta clara da fabricante: oferecer ao transportador um cavalo-mecânico ainda mais eficiente, robusto e competitivo, atendendo às exigências das operações rodoviárias de médias e longas distâncias.
Sucesso consolidado por mais de duas décadas, com mais de 100 mil unidades vendidas no Brasil, o novo Axor está abalando o mercado brasileiro.
Relançado em julho, o Axor rapidamente se tornou uma das principais forças da Mercedes-Benz no segmento de extrapesados. A meta inicial de 1.000 unidades para 2025 já foi superada em mais de 15%, segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“A boa aceitação pelo novo Axor reforça o nosso entendimento da lacuna deixada pelo modelo no passado e que, agora, retorna para entregar mais desempenho, economia e disponibilidade”, afirma Ferrarez.
“Isso comprova que mesmo em um cenário desafiador, com juros elevados e restrição de crédito, o novo Axor tem conquistado novamente o transportador pela rentabilidade que proporciona, o que dá confiança em investir.”
O sucesso comercial levou a marca a reprogramar volumes de produção para atender pedidos adicionais a partir de janeiro de 2026, sinalizando que o Axor voltou para ocupar um espaço estratégico no mercado.
O novo Axor, disponível nas versões 2038 4×2 e 2545 6×2, traz soluções pensadas para a realidade do transporte brasileiro. Entre os destaques estão as cabines leito de teto baixo ou alto, suspensão metálica de série e quinta-roda reforçada para aplicações que exigem até 68 toneladas de CMT, oferecendo assim a máxima disponibilidade e rentabilidade para operações com semirreboques de quatro eixos, por exemplo.
No trem de força, o motor OM 460 BlueTec 6 de 13 litros, com potências de 380 e 450 cv, aliado à transmissão automatizada PowerShift de 12 velocidades, garante desempenho superior e economia de combustível. Recursos como freio motor Top Brake, controle de estabilidade e opção de Retarder reforçam a segurança, enquanto o volante multifuncional, partida por botão e banco pneumático com 11 ajustes elevam o padrão de conforto.
Com configurações que atendem desde transferências de veículos até composições para 58,5 toneladas de PBTC, o Axor reafirma sua vocação para aplicações rodoviárias pesadas. A combinação de tecnologia, robustez e baixo custo operacional coloca o modelo como uma escolha segura para quem busca produtividade e confiabilidade.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz
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