Toyota Corolla, Mercedes-Benz GLS, Toyota Corolla Hybrid, Toyota RAV4 e BYD Dolphin Mini são os modelos de menor depreciação

Os veículos vencedores da 12ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2025 foram revelados na quinta-feira, 27, durante solenidade realizada no estande da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, durante a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Com -2,6%, -5,6%, -3,3%, -6,1% e -8,3%, respectivamente, Toyota Corolla, Mercedes-Benz GLS, Toyota Corolla Hybrid, Toyota RAV4 e BYD Dolphin Mini exibiram os menores índices de depreciação nos agrupamentos “Motores a combustão”, “Híbridos Leves”, “Híbridos”, “Híbridos Plug-in” e “Elétricos” e assim foram eleitos “Campeões Gerais” de 2025.
O selo de 2025 foi concedido a 31 modelos, de 16 montadoras e importadoras, que venceram por categorias. No total, porém, foram analisados 161 modelos a combustão, que venderam mais de 1 mil unidades, híbridos, com venda anual de pelo menos 300 unidades, e elétricos com no mínimo 100 licenciamentos no período de novembro de 2024 a outubro último.
“Decidimos criar cinco agrupamentos de modelos, a combustão, híbridos – leves, plenos e plug-in – e elétricos, porque estes quatro últimos ganharam novos players e importância nos últimos quatro anos, mas ainda sem condições de atender à primeira linha de corte de 1 mil unidades”, explica Luiz Cipolli Junior, da Agência Autoinforme.
No agrupamento de “Motores a combustão”, venceram com os menores índices de depreciação os modelos Fiat Mobi (Hatch Entrada -9,8%), Honda City (Hatch Compacto -4,8%), Chevrolet Spin (Minivan -9,9%), Fiat Strada (Picape Pequena -5,8%), Renault Oroch (Picape Compacta -9,8%), Toyota Hilux (Picape Média -3%), RAM 1500 (Picape Grande -10,9%), Honda City (Sedã Compacto -5,9%), Toyota Corolla (Sedã Médio -2,6%), Volkswagen Nivus (SUV Entrada -3%), Hyundai Creta (SUV Compacto -7,6%), Toyota Corolla Cross (SUV Médio -4,2%), Porsche Cayenne (SUV Grande -6,9%) e Toyota SW4 (SUV/Minivan/7 lugares -3,1%).
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No agrupamento “Híbridos Leves”, foram certificados os modelos Mercedes-Benz C200 (Sedã -8,8%), Caoa Chery Tiggo 5X (SUV Compacto -8,5%), Kia Sportage (SUV Médio – 6,7%) e Mercedes-Benz GLS (SUV Grande -5,6%). Em “Híbridos”, o Kia Niro venceu na categoria SUV Compacto, com índice de -7,9%, seguido do Toyota Corolla Cross Hybrid (SUV Médio -7,1%) e Toyota Corolla Hybrid (Sedã -3,3%). Entre os “Plug-in”, na categoria Sedã venceu o Porsche Panamera com índice de -7,2%, em SUV Grande o BMW X6 com depreciação de 6,8% e o Toyota RAV4 na categoria SUV Médio com índice de -6,1%.
No agrupamento “Elétricos” foram certificados os modelos BYD Dolphin Mini (Entrada -8,3%), Volvo EX30 (Hatch Compacto -12,5%), Ford Mustang Mach-E GT (Esportivo -18,2%), Kia EV5 (SUV Médio -8,9%), Mercedes-Benz EQE (SUV Grande -11,1%), Mercedes-Benz EQB (SUV 7 Lugares – 12,2%) e BMW i5 (Sedã -9,8%).
Histórico – Com menores índices de depreciação ou maiores de valorização, nos últimos doze anos, a Toyota venceu em 36 categorias, seguida pela Volkswagen (29), Fiat (26), Chevrolet (20), Honda (20), Ford (14), Hyundai (12), Volvo (11), Porsche (9), BMW (8), Mercedes-Benz (7), Renault (6), Jeep (5), Kia (5), Audi (3), Mini (3), Land Rover (3), Caoa Chery (3), Ram (3), Lexus (2), BYD (2), e GWM, Mitsubishi e Nissan, com um reconhecimento cada.
Já entre os “Campeões Gerais” aparecem a Toyota (5), Honda (3), Chevrolet (3), BYD, Fiat, Ford, Jeep, Mercedes-Benz e Volvo, com 1 título cada.
Foto: Divulgação
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