Autopeças

Mercado interno de pneus recua 3,2% até outubro

Fabricantres locais venderam 1,1 milhão de unidades a menos

Os fabricantes de pneus instalados no Brasil seguem preocupados com o encaminhamento do setor. As vendas no mercado interno foram de 3,4 milhões unidades em outubro, queda de 7,4% frente ao mesmo mês do ano anterior ou 280 mil unidades abaixo, segundo a Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

O quadro ao longo do ano também é de retração. Nos dez primeiros meses, a indústria encaminhou para os fabricantes de veículos e segmento de reposição 32,5 milhões de pneus, recuo de 3,2%. Em número absoluto: 1,1 milhão de unidades a menos.

A entidade aponta que o fraco desempenho dos negócios da reposição, que encolheram 6,7% até outubro, tem sido determinante para o vermelho no balanço das vendas de 2025, ao lado do crescimento da oferta de produtos importados.

“O retrato do ano é muito ruim, especialmente pelo acirramento da concorrência com pneus importados, que seguem entrando no País a valores muitas vezes inferiores ao custo de produção”, enfatiza Rodrigo Navarro, presidente da Anip.

Os números poderiam ser ainda mais amargos não fossem as entregas para as montadoras, que avançaram 4,1% no período de dez meses. Produtos para veículos de passeio, especificamente, venderam 4,9% a mais.

Já a linha para o transporte de carga recuaram 5,5%, com as entregas para montadoras caindo 0,6%, enquanto para a reposição o recuo foi bem mais expressivo: 7,4%.

LEIA MAIS

→ Mercado e produção crescerão abaixo do esperado este ano

As vendas de pneus para motocicletas para o mercado de reposição seguiram em queda no acumulado do ano, com recuo de 11,7% no comparativo com o mesmo período de 2024.

A Anip assegura que a retração no ano já começa a impactar a cadeia de produção, que envolve produtores de borracha e fabricantes de químicos, têxteis e aço, e gera mais de 500 mil indiretos no País.

José Fernando Benesi, presidente da Abrabor, Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural, está preocupado sobretudo com o aumento das importações de pneus:

“ Esse desafio representa perda de espaço da indústria nacional e, consequentemente, uma significativa queda na demanda pela borracha natural brasileira”.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás