No acumulado até outubro as entregas cresceram 1,9%

Balanço das vendas de automóveis novos na Europa consolidado pela Acea, associação dos fabricantes na região, apresenta um crescimento de 4,9% nos emplacamentos de outubro, para 1,09 milhão de unidades ante 1,4 milhão anotado um ano antes.
De acordo com a entidade, foi o quarto mês consecutivo de alta, porém os volumes totais ainda permanecem muito abaixo dos níveis pré-pandemia. No acumulado até outubro, o consumidor europeu absorveu pouco mais de 11 milhões de automóveis, volume 1.9% maior na comparação com o mesmo período de 2024.
Os números dizem respeito às vendas nos mercados da União Europeia, Reino Unido e ao bloco de países da associação de livre comércio EFTA: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
LEIA MAIS
→Acea: vendas de automóveis na Europa chegam estáveis no 1º semestre
→Chinesas registram 83% de crescimento na Europa em 2025
Embora a Acea aponte que as vendas de modelos elétricos (BEVs) estejam em ritmo abaixo do necessário para efetiva transição energética, os emplacamentos do segmento seguem em crescimento.
De janeiro a outubro, foram emplacadas 2,02 milhões de unidades, 26,6% acima do registrado há um ano (1,60 milhão). As vendas de carros movidos a bateria encerraram o período com 18,3% de participação, 3,5 pontos porcentuais a mais na base de comparação.
Os híbridos leves e plenos (HEVs) continuam com sendo os preferidos do consumidor europeu. Nos dez primeiros meses, foram adquiridos 3,82 milhões de automóveis com a tecnologia, volume 14,2% maior. Os híbridos plug-in (PHEVs), por sua vez, acumularam 1,03 milhão de emplacamentos, em alta de 32,9%.
Com isso, automóveis a gasolina e a diesel vão perdendo cada vez mais espaço. Os primeiros, ao registrar 2,96 milhões de unidades vendidas até outubro, recuaram 18,9%. Já no segundo grupo, as entregas caíram 24,1% com 878.782 modelos negociados.
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…