Mercado

Volkswagen vendeu quase um quarto dos SUVs em novembro

Tera e T-Cross fizeram dobradinha como os modelos mais vendidos no mês. Marca cresce acima da média do mercado.

A Volkswagen estabeleceu em novembro uma inédita “dobradinha” da marca no segmento de utilitários esportivos. O Tera, com quase 9,8 mil licenciamentos, liderou a categoria e superou por pouco seu irmão mais velho T-Cross, que acumulou 9 mil unidades entregues aos clientes finais, segundo a Fenabrave.

A dupla junto com o Nivus e os importados Taos e Tiguan asseguraram também mais um mês de liderança da marca alemã nos SUVs, maior segmento do mercado brasileiro, responsável por 54,5% das vendas de automóveis de passeio. O quinteto alcançou 22,7 mil emplacamentos.

Os VW responderam por nada menos do que 22,5% dos 99,7 mil utilitários esportivos de todos os portes vendidos no mês passado. O domínio fica ainda mais evidente quase de sabe que a Jeep, segunda colocada, acumulou 12 mil licenciamentos de seus três principais produtos — Renegade, Compass e Commander — , com participação de 12%.

Afora VW e Jeep nenhuma outra marca obteve fatia de dois dígitos. A terceira colocada foi a Hyundai, com o Creta, sozinho, detendo 7,7 mil licenciamentos, 7,6% do total, seguida muitíssimo de perto pela Fiat, que amealhou 7,6 mil unidades e 7,5%, e pela Caoa Chery, 7 mil veículos e 6,9%.

Daí para trás Nissan, GM, Honda e BYD brigaram unidade a unidade para domirarem média de 5% dos emplacamentos no mês.

O resultado de novembro evidenciou também o domínio da Volkswagen no transcorrer de 2025. A marca negociou  178,7 mil utilitários esportivos em onze meses, 18,4% dos 973,1 mil SUVs que chegaram às ruas no período.

Novamente, a Jeep aparece na segunda colocação, mas já com a distante participação de 11,4%, 110,7 mil unidades entregues, considerando ainda poucas dezenas de unidades importadas do Cherokee e Wrangler, dentre outros produtos.

LEIA MAIS

→ No lançamento do Kait, Nissan anuncia o e-power X-Trail

→ Vendas de veículos ficaram em 226 mil unidades em novembro

É inegável o vigor  comercial acrescido pelo Tera à marca no segmento. Mesmo lançado em meados do ano, já acumula 37,7 mil unidades vendidas, além da liderança entre todos os automóveis nos últimos dois meses.

Se o mercado de SUVs cresceu 15,5% na comparação com janeiro a novembro de 2024, a Volkswagen avançou 24,3%.

E o T-Cross, mesmo admitindo-se que tenha perdido alguns potenciais clientes para o próprio Tera, encerrará 2025 novamente como o SUV mais vendido no Brasil. Já tem 82,1 mil emplacamentes frente a 68 mil do Hyundai Creta, segundo colocado.

A Volkswagen, definitivamente, não terá do que reclamar de seus utitários esportivos este ano.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás