Tera e T-Cross fizeram dobradinha como os modelos mais vendidos no mês. Marca cresce acima da média do mercado.

A Volkswagen estabeleceu em novembro uma inédita “dobradinha” da marca no segmento de utilitários esportivos. O Tera, com quase 9,8 mil licenciamentos, liderou a categoria e superou por pouco seu irmão mais velho T-Cross, que acumulou 9 mil unidades entregues aos clientes finais, segundo a Fenabrave.
A dupla junto com o Nivus e os importados Taos e Tiguan asseguraram também mais um mês de liderança da marca alemã nos SUVs, maior segmento do mercado brasileiro, responsável por 54,5% das vendas de automóveis de passeio. O quinteto alcançou 22,7 mil emplacamentos.
Os VW responderam por nada menos do que 22,5% dos 99,7 mil utilitários esportivos de todos os portes vendidos no mês passado. O domínio fica ainda mais evidente quase de sabe que a Jeep, segunda colocada, acumulou 12 mil licenciamentos de seus três principais produtos — Renegade, Compass e Commander — , com participação de 12%.
Afora VW e Jeep nenhuma outra marca obteve fatia de dois dígitos. A terceira colocada foi a Hyundai, com o Creta, sozinho, detendo 7,7 mil licenciamentos, 7,6% do total, seguida muitíssimo de perto pela Fiat, que amealhou 7,6 mil unidades e 7,5%, e pela Caoa Chery, 7 mil veículos e 6,9%.
Daí para trás Nissan, GM, Honda e BYD brigaram unidade a unidade para domirarem média de 5% dos emplacamentos no mês.
O resultado de novembro evidenciou também o domínio da Volkswagen no transcorrer de 2025. A marca negociou 178,7 mil utilitários esportivos em onze meses, 18,4% dos 973,1 mil SUVs que chegaram às ruas no período.
Novamente, a Jeep aparece na segunda colocação, mas já com a distante participação de 11,4%, 110,7 mil unidades entregues, considerando ainda poucas dezenas de unidades importadas do Cherokee e Wrangler, dentre outros produtos.
LEIA MAIS
→ No lançamento do Kait, Nissan anuncia o e-power X-Trail
→ Vendas de veículos ficaram em 226 mil unidades em novembro
É inegável o vigor comercial acrescido pelo Tera à marca no segmento. Mesmo lançado em meados do ano, já acumula 37,7 mil unidades vendidas, além da liderança entre todos os automóveis nos últimos dois meses.
Se o mercado de SUVs cresceu 15,5% na comparação com janeiro a novembro de 2024, a Volkswagen avançou 24,3%.
E o T-Cross, mesmo admitindo-se que tenha perdido alguns potenciais clientes para o próprio Tera, encerrará 2025 novamente como o SUV mais vendido no Brasil. Já tem 82,1 mil emplacamentes frente a 68 mil do Hyundai Creta, segundo colocado.
A Volkswagen, definitivamente, não terá do que reclamar de seus utitários esportivos este ano.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…