Modelo híbrido, que custa R$ 5,8 milhões, tem propulsor V8 biturbo e entrega potência combinada de 920 cv

Com propulsor V8 biturbo e três motores elétricos, chega ao mercado brasileiro o Lamborghini Temerario, que entrega potência combinada de 920 cv. Com preço fixado em R$ 5,8 milhões, a expectativa de venda por aqui é da ordem de 15 a 20 unidades por ano.
Em evento promovido em São Paulo nesta quinta-feira, 4, o chairman e CEO da Automobili Lamborghini, Stephan Winkelmann, participou de uma live ao vivo para falar sobre a marca e seu novo modelo:
“Cada novo Lamborghini deve superar seus antecessores em termos de desempenho e, ao mesmo tempo, ser mais sustentável do ponto de vista das emissões. Com o Temerario, concluímos um capítulo essencial da estratégia de eletrificação definida em nosso plano Direzione Cor Tauri e nos tornamos a primeira marca automotiva de luxo a oferecer uma linha totalmente hibridizada”.
Além do novo superesportivo, a montadora também oferece na linha HPEV (High Performance Electrified Vehicle) o Urus SE.
Propulsão, chassi e modos de condução
No caso do Temerario, seu motor V8 biturbo, projetado e desenvolvido em Sant’Agata Bolognese, é o primeiro de produção voltado a um superesportivo capaz de atingir 10.000 rpm.
Dos três motores elétricos, de 110 kW e peso de apenas 15,5 kg cada, dois são de fluxo axial e arrefecimento a óleo, com potência total máxima de 220 kW e até 2.150 Nm de torque (a potência contínua é de 60 kW). Eles acionam o eixo dianteiro quando necessário para garantir a tração integral.
Segundo a empresa, toda a unidade elétrica está posicionada de forma compacta entre o motor a combustão e a transmissão de dupla embreagem. Um dos motores elétrico também atua como motor de partida e como gerador trifásico.
Cada um dos quatro modos de condução do Temerario – Città, Strada, Sport e Corsa – tem uma assinatura sonora própria, que remete ao estilo adotado na direção.
Equipado com um conjunto de baterias de íons de lítio de alta potência (4.500 W/kg), instalado no túnel central, o superesportivo tem chassi de alumínio, totalmente novo, que utiliza uma liga ultraleve e de altíssima resistência.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…