Mercado

Estoque de importados chega a cinco meses

Com vendas em queda, total passou de 195,2 mil para 212,4 mil unidades de outubro para novembro

Com queda de 10% nas vendas de novembro em relação a outubro e de 7% sobre o mesmo mês do ano passado, o mercado de carros importados segue liderado por produtos vindos da China, com os provenientes da Argentina na vice-liderança desde julho passado.

No acumulado do ano o balanço ainda é positivo em 7,2%, com total de 443.756 unidades emplacadas este ano contra as 44.769 413.894 de janeiro a novembro de 2024. No mês passadas as vendas foram de 41,7mil veículos.

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 8, pelo presidente da Anfavea, Igor Calvet, que destacou o aumento do estoque de produtos importados no mercado brasileiro, que saltou de 195,2 mil para 212,4 mil unidades de outubro para novembro, o equivalente a cinco meses de venda desses produtos.

No caso dos modelos nacionais, o estoque baixou de 218,3 mil para 204,7 mil no comparativo mensal, estando hoje em 26 dias. Na média de nacionais e importados, os estoques subiram de 43 para 46 dias.

As compras de produtos na China cresceram 53,1%, totalizando 162 mil unidades em 11 meses (veja quadro abaixo). A particpação do país asiático no total importado chega a 37%. No acumulado do ano a Argentina ainda é o país que mais vende veículos para o Brasil, com 181,8 mil unidades este ano. Nesse caso, contudo, houve queda de 8,4% no comparativo interanual.

Tamém caíram as importações de produtos mexicanos. O recuo foi de 29,3%, para 28,9 mil unidades. As importações de carros da Alemanha, em contrapartida, cresceram 8%, para 24,2 mil unidades.

 


Foto: Divulgação/Byd

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás