Ritmo das atividades registra o quarto mês consecutivo de baixa

Como já é esperado pela Anfavea, a produção de caminhões segue em declínio em virtude da baixa de demanda do mercado. Até novembro, a indústria do segmento acumulou 188.393 unidades produzidas, queda de 9,3% em relação há um quando somava 130.573 modelos.
As atividades no chão de fábrica em novembro registraram o quarto mês consecutivo de retração com 9.601 caminhões, volume 5,5% menor na comparação com outubro (10.160 unidades) e expressivos 27,1% inferior no confronto com o mesmo mês do ano passado (13.170).
LEIA MAIS
→Mercado de caminhões supera 100 mil unidades em queda de 8%
A conjuntura econômica é a principal trava no desempenho. Segundo avaliação de Igor Calvet, presidente da Anfavea, juros elevados e maior dificuldade de acesso ao crédito para o mercado reduzem o ritmo nas fábricas.
“É preciso de maneira urgente de mecanismos para destravar o mercado de caminhões a fim de impulsionar a produção”, reforçou Calvet, durante apresentação do balanço de desempenho do setor automotivo, na segunda-feira, 8.
O dirigente entende que instrumentos como renovação de frota, revisões na cobrança de IOF, poderiam promover algum alento. “Há a perspectiva de início de trajetória de queda da Selic no primeiro trimestre, bem como se mantém projeção de crescimento de PIB para o ano vem, embora seja um ano de eleição que, normalmente, traz incertezas. Por isso, a necessidade de algo a ser feito pelo segmento”, postulou o presidente da Anfavea, em recado ao governo.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…