Produto

Yaris Cross recebe somente 2 estrelas em segurança

Resultados dos testes do Latin Ncap são semelhantes para o Yaris sedã e hatch

A trajetória do Yaris Cross nas concessionárias brasileiras deve começar, de fato, só no primeiro bimestre de 2026, mas, desde que foi anunciado, o SUV compacto já teve de driblar seguidos adiamentos de seu lançamento e a interrupção da produção, desde novembro, por conta da destruição da fábrica de motores de Porto Feliz, SP.

Esse percurso tortuoso inicial prossegue agora, apenas um mês depois de sua apresentação oficial no País, com a informação de que o modelo, também produzido na Indonésia, recebeu somente 2 estrelas na oitava bateria de 2025  para avaliações de segurança do Latin NCap, o Programa Latino de Avaliação de Novos Carros para a América Latina e o Caribe.

O organismo avaliou o SUV, com seis airbags e controle de estabilidade de série, em testes de impacto frontal, lateral, lateral contra poste, lesão cervical e proteção a pedestres. O nível de proteção para o ocupante adulto foi de 77%, 69% para ocupante infantil, 55% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis nas vias, dentre outros índices.

Segundo o Latin Ncap, o teste de impacto frontal mostrou que o  Yaris Cross tem estrutura e área de proteção para os pés estáveis. Já para o tórax do condutor a proteção foi marginal em impactos frontal e lateral contra poste, relata a instituição.

“As crianças apresentaram proteção total quando instaladas de costas para o movimento com ancoragens isofix, seguindo as melhores práticas globais.  Mas a ausência de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um sistema de retenção infantil de costas para o movimento no banco do passageiro, e a falta de sinalização de advertência que atenda aos requisitos do Latin NCAP explicam a baixa pontuação para proteção de crianças ocupantes”, justifica esclarece a entidade.

LEIA MAIS

→ Toyota abre pré-venda do Yaris Cross para entregas em fevereiro

→  Toyota reinicia produção de modelos híbridos na segunda-feira

“A proteção de pedestres apresentou desempenho mediano devido à falta de pontos para Frenagem Automática de Emergência do Veículos. A ausência do Assistente de Velocidade e a impossibilidade de obter pontos devido à disponibilidade do AEB explicam a classificação de duas estrelas”, que também concedeu, besta mesma rodada de testes, duas estrelas para os Yaris sedã e hatch fabricados aqui — e 5 estrelas para o novo VW Tiguan e o Kia EV4.

“A Toyota surpreendeu a todos com um desempenho muito fraco em diversos aspectos, tanto no modelo Yaris quanto no Yaris Cross. Ao contrário de seus concorrentes, como a Renault com Kardian e a Volkswagen com o Tera. É surpreendente que, após ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e esteja lançando modelos tão importantes com apenas duas estrelas”, diz Alejandro Furas, secretário geral da Latin Ncap.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás