Aquisições junto às montadoras caíram 4,5%, enquanto receita cresceu 12%, para mais de R$ 60 bilhões este ano

Os juros altos e a manutenção de preços em patamares elevados levaram as locadoras a comprarem menos carrros 0 km este ano. Dados premilinares da Abla, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, indica queda de 4,5% no comparativo com 2024.
“No passado compramos 649.399 veículos 0 km juntos às montasdoras e para este ano estamos prevendo em torno de 620.000”, revela o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Jr.
LEIA MAIS
→Setor de locação chega para a Expo Abla 2025 cautelosa, mas em crescimento contínuo
Ao mesmo tempo em que fizeram menos aquisições, as locadoras retiveram mais carros em uso do que em 2024, o que gerou aumento de 5,5% na frota. O dado positivo do ano é o crescimento do faturamento em 12%, com perspectiva de superar os R$ 60 bilhões em 2025.
“Mesmo tendo superado alguns entraves, como a crise global dos chips automotivos, o cenário para a indústria e também para a locação ainda é instável”, comenta Miguel Jr. “No entanto, há alguns fatores que nos levam a crer numa recuperação em 2026, ano de Copa e eleições”.
Na sua avaliação, a temporada de verão será um bom termômetro para a atividade em 2026. A expectativa é que a demanda no rent a car, modalidade de locação ligada ao turismo, cresça em torno de 10% nos próximos meses, em relação à alta temporada de 2025.
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…