Mercado

Emplacamentos de veículos leves crescem 2,6% em 2025

Fenabrave aponta o desastre na fábrica da Toyota e juros altos como fatores que impediram resultado melhor

As vendas de automóveis e comerciais leves novos no ano passado ultrapassou 2,54 milhões de unidades, volume 2,6% maior em relação ao acumulado de 2025, quando somou 2,48 milhões. Índice de crescimento bem próximo aos 3% que estimava a Fenabrave em suas projeções.

De acordo com análise de Marcelo Franciulli, diretor executivo da federação que representa os concessionários, a destruição da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) provocada pelas fortes chuvas em setembro comprometeu uma média mensal de 5 mil emplacamentos nos últimos três meses de 2025.

LEIA MAIS

→Fenabrave revê para baixo projeção da venda de veículos leves

“Também as taxas elevadas de juros e a Lei do Marco das Garantias, que não está funcionando como deveria, poderíamos ter registrado desempenho melhor, pois a oferta de crédito teria aumentado. Vale ressaltar, no entanto, que o segmento de automóveis, em parte, foi beneficiado pelo Programa Carro Sustentável, contribuindo com o crescimento.”

Somente em dezembro passado, o consumidor comprou 267.117 automóveis e comerciais leves, altas de 17,6% sobre novembro (227.173) e de 9,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado (243.724).


Foto:

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Cortes seguirá à frente da Volkswagen Caminhões e Ônibus até 2029

Executivo brasileiro manterá também assento no Conselho Executivo do Grupo Traton

% dias atrás

Mercedes-Benz e Airbus mostram o novo helicóptero ACH145

Em sua mais recente versão de cinco pás, o modelo teve sua carga útil ampliada…

% dias atrás

Mercedes-Benz reforça a linha Sprinter com opções automáticas

Novidade chega ao mercado brasileiro com preços a partir de R$ 274.300

% dias atrás

Crescem os descontos para veículos zero KM

Índice de 7,6% de janeiro é o maior desde junho do ano passado

% dias atrás

Angie Stelzer assume RH da Volkswagen no Brasil e América do Sul

Ela substitui Douglas Pereira, que segue para a Lamborghini, na Itália

% dias atrás

Lucro da Localiza&Co atinge R$ 3,4 bilhões em 2025

Receita com seminovos cresceu mais do que a relativa aos aluguéis de veículos

% dias atrás