Modelo produzido em Gravatai representa entrada em segmento estratégico, ainda não explorado pela Chevrolet

A General Motors do Brasil publicou um vídeo no Linkedin nesta quinta-feira, 13, revelando que o SUV Sonic, já em produção na fábrica de Gravataí, RS, será lançado no segundo trimestre deste ano.
“O inédito SUV cupê estreia no segundo trimestre de 2026 e marca mais um capítulo da transformação industrial da GM no Brasil”, garante a montadora na publicação.
A empresa não revela metas de participação a partir do lançamento, mas certamente seu projeto é recuperar terreno perdido nos últimos anos. A Chevrolet tinha 17,9% de market share em 2019, índice que foi caindo gradualmente ao longo desta década e, atualmente, se aproxima dos 10%.
Quando revelou o nome do novo SUV da GM em novembro passado, o então presidente na América do Sul, Santiago Chamorro, enfatizou que o novo modelo virá para complementar a gama de veículos da marca e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca, o dos SUVs cupês.
Na ocasião, lembrou que essa categoria vem crescendo globalmente e ganhando força ao lado dos SUVs compactos tradicionais.
Com relação à produção em Gravataí, atualmente limitada à linha Onix, Edgard Hackbart, gerente de Inovação GMSA, destaca no vídeo do Linkedin os avanços tecnológicos no complexo gaúcho, citando total de 1.000 robôs de última geração, câmeras de alta precisão dedicadas ao controle de qualidade e soluções baseadas em IA “que elevam produtividade, eficiência e consistência a um novo patamar”.
Fotos/Reprodução
Novidade complementa a linha de veículos com compromisso de descarbonizar o transporte junto aos elétricos
Marca do grupo SAIC tem planos de iniciar montagem no Brasil no final deste ano
Marcas chinesas, principalmente a BYD, insistem na continuidade dos incentivos às exportações
Modelos eletrificados serão entregues ao longo dos próximos dois anos
Move Brasil é bom “remédio” para transição a cenário mais favorável
Fabricantes localizados em Manaus produziram 184,4 mil unidades, 11% a mais do que no ano…