Empresa que atua nos segmentos de lubrificantes, Arla e químicos investe R$ 120 milhões para triplicar produção este ano

DCIM100MEDIADJI_0076.JPG
Grupo químico brasileiro com atuação integrada nos segmentos de lubrificantes, Arla e químicos, incluindo produção própria, portfólio multimarcas e marcas representadas, a Usiquímica encerrou 2025 com um faturamento 85% superior ao de 2024.
Segundo comunicado da empresa, o resultado reflete a consolidação de uma estratégia baseada na expansão e diversificação da linha de produtos, na incorporação de novas marcas, no fortalecimento industrial e no ganho de escala operacional, com evolução consistente nos três principais pilares do negócio.
O crescimento programado para este ano é um pouco menor, na faixa de 20%, mas reflete o projeto da Usiquímica de seguir acelerando no mercado brasileiro.
No segmento de lubrificantes, o avanço em 2025 foi impulsionado pela aquisição, no final do ano anterior, das operações da YPF Lubrificantes no Brasil, incluindo a planta industrial de Diadema, na Grande São Paulo, atualmente em processo de transformação para um novo patamar de produtividade, automação e segurança operacional.
Com a citada aquisição, foi criada a Usiblend, marca industrial do grupo, responsável por liderar a reestruturação da unidade e torná-la referência nacional em envase e mistura de lubrificantes para múltiplas marcas.
Osvane Lazarone, diretor comercial da Usiquímica, diz que o processo de modernização industrial, reorganização de layout, automação e investimentos anunciados de R$ 120 milhões há um ano, prevê triplicar a capacidade produtiva da planta ainda em 2026, elevando o volume em até 6 milhões de litros mensais.
Além da YPF, a Usiblend absorveu no ano passado 100% da produção nacional da Valvoline no Brasil, marca da qual a Usiquímica é representante oficial no País desde 2018, com 87% do portfólio já fabricado localmente, fortalecendo a estratégia de nacionalização, competitividade e ganho de escala.
Foto: Divulgação/Usiquímica
Novidade complementa a linha de veículos com compromisso de descarbonizar o transporte junto aos elétricos
Marca do grupo SAIC tem planos de iniciar montagem no Brasil no final deste ano
Modelo produzido em Gravatai representa entrada em segmento estratégico, ainda não explorado pela Chevrolet
Marcas chinesas, principalmente a BYD, insistem na continuidade dos incentivos às exportações
Modelos eletrificados serão entregues ao longo dos próximos dois anos
Move Brasil é bom “remédio” para transição a cenário mais favorável