Tecnologia V2G com sistema de recarga em megawatts abre caminho para frotas atuarem como fontes ativas de eletricidade

A Scania realizou com sucesso uma das primeiras demonstrações mundiais da tecnologia V2G (Vehicle-to-Grid) em caminhão pesado. O teste utilizou o novo sistema de recarga rápida Megawatt Charging System (MCS), um marco que aponta para a integração definitiva do transporte rodoviário elétrico de carga com a rede de energia elétrica.
Com a recarga bidirecional, os caminhões elétricos a bateria exercem uma função que vai além do transporte de mercadorias. Quando estacionados nos pátios ou depósitos das transportadoras, os veículos funcionam como grandes baterias móveis capazes de fornecer eletricidade de volta para a rede. Essa dinâmica ajuda no equilíbrio do sistema elétrico nos horários de pico de consumo e reduz a necessidade de investimentos pesados em infraestrutura local.
Integração inteligente com o sistema elétrico
A demonstração prática da fabricante sueca alcançou parâmetros técnicos de até 1.000 A e 750 kW. O grande diferencial do projeto está na combinação do fluxo bidirecional de energia com uma comunicação segura e em tempo real entre o caminhão, o carregador e os sistemas de gestão energética.
Essa troca de dados em segundo plano permite o controle dinâmico da carga e descarga da bateria conforme a demanda da frota e as condições de estabilidade da própria rede elétrica local.
Redução de custos operacionais para frotas
A tecnologia V2G cria novas oportunidades financeiras para os operadores de transporte. Ao devolver eletricidade nos momentos em que a tarifa está mais alta ou ao armazenar energia solar gerada no próprio depósito, as empresas conseguem reduzir os custos operacionais e otimizar o uso de fontes renováveis locais.
Essa mudança de paradigma transforma o papel do frotista, que deixa de ser apenas um consumidor de energia para atuar como um provedor de energia para o mercado.
Futuro do transporte elétrico de longa distância
A viabilidade do transporte elétrico de longa distância depende de tecnologias de recarga ultrarrápida como o MCS. Ao agregar a funcionalidade V2G a essa infraestrutura, a Scania e o grupo Traton aceleram a transição energética global. A expectativa é que a tecnologia ganhe força inicialmente em depósitos fechados, onde os caminhões permanecem estacionados por períodos previsíveis e mais longos.
Foto: Divulgação Scania
O SUV cupê 100% elétrico entrega 531 cv de potência e acelera de 0 a…
Foram 225 depósitos no ano passado, evolução de 21,6% sobre 2024
Novo hatch plug-in da BYD será lançado em junho na Europa
Movimento aumenta a visibilidade de equipamentos, máquinas e processos
Para caminhões 0 km, taxa de juros a partir de 0,99% ao mês, com prazos…
Sonic pode colocar Chevrolet na disputa pela vice-liderança do segmento