Presidente da Fabus diz que a feira também terá espaço para debate da invasão de produtos estrangeiros

Com a participação das principais encarroçadoras de ônibus do País, a Lat.Bus 2026 já tem 130 expositores confirmados, número que pode crescer pois ainda há espaços sendo comercializados no São Paulo Expo, na capital paulista, de 11 a 13 de agosto.
Entre outras empresas, estarão presentes a Busscar, Caio, Comil, Irizar, Marcopolo (Volare e Neobus) e Mascarello.
LEIA MAIS
→Move Brasil anima segmento de ônibus
Para o presidente da Fabus, Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, Ruben Bisi, a edição deste ano deve se consolidar como um dos mais importantes pontos de encontro entre executivos da indústria nacional e seus parceiros em diferentes áreas.
“A Lat.Bus mostra para a América Latina e para o mundo o que existe de mais moderno na indústria nacional em termos de chassi, carrocerias, peças e tecnologia”, comenta Bisi, lembrando que o Brasil é um grande exportador do setor, atendendo a mais de 140 países com produtos dos segmentos rodoviário, urbano, fretamento e micro-ônibus.
A feira, segundo o executivo, também será um espaço político para os associados discutirem diretrizes que protejam o mercado interno da invasão dos produtos importados.
“O objetivo da indústria brasileira não é o protecionismo cego, mas sim a isonomia tributária e regulatória em relação às empresas estrangeiras que desejam trazer seus ônibus para o País”, pontua o dirigente da Fabus.
Ele comenta, ainda, que o Brasil tem muito a mostrar ao mundo em termos de decarbonização, por não depender de uma única solução sustentável. A feira, assim, será palco para apresentar uma matriz energética eclética, que inclui os modelos elétricos e híbridos, biocombustíveis, biogás e biometano.
Em 2024, sua última edição, a Lat.Bus recebeu visitantes de 30 países e movimentou R$ 5 bilhões em negócios nos três dias, com 4.500 ônibus vendidos (entre chassis e carrocerias).
Foto: Divulgação
Plano prevê 60 lançamentos até 2030; Chevrolet Onix movido somente a etanol está para chegar;…
Segmento de picapes médias terá três novos produtos até 2027
Com montagem em Manaus, meta é emplacar 1,2 mil unidades, incluindo scooters, ainda este ano
Participação de elétricos e híbridos alcançam 70% das vendas de nos quatro primeiros meses
Programa visa atender à rede de distribuidores, OEMs e equipes própria da fabricante
Executivo brasileiro comandava a área em toda a América Latina há quatro anos