Foram 630,1 mil transações entre leves, pesados e motos, com alta de 4,6% na comparação anual

O financiamento de veículos no Brasil contemplou 630,1 mil unidades em maio, alta de 4,6% na comparação anual e o melhor resultado para o mês desde 2011.
O balanço divulgado nesta quarta-feira, 17, pela Trillia, linha de negócios de dados e analytics da B3, abrange novos e usados, incluindo automóveis, comerciais leves, motocicletas e veículos pesados.
No acumulado de janeiro a maio, as vendas financiadas somaram 3,16 milhões de unidades, expansão de 10,9% em relação a idêntico período de 2025.
Segundo a B3, o melhor desempenho no segmento de automóveis, que teve total de 446 mil transações, coube aos modelos 0 km, que cresceram 38,2% na comparação anual, enquanto os usados avançaram 2,3% no período.
No caso dos veículos pesados, foram 22 mil financiamentos em maio, queda de 4,8% em relação ao mesmo mês de 2025. O desempenho foi influenciado por recuos tanto nos modelos novos quanto nos usados, de 6,8% e 3,5%, respectivamente.
Já o segmento de motos teve crescimento de 9,5% na comparação com maio do ano passado, puxado pela alta de 11,5% em 12 meses nas unidades usadas, enquanto os modelos novos avançaram 3% no mesmo período”, informa a B3..
“Os dados indicam que mesmo num contexto de juros altos há uma consolidação de oferta de crédito, o que tem impulsionado o setor automotivo”, avalia Bruno Saldanha, head de Produtos Regulados na Trillia.
Foto: IA
Foram 21,7 mil operações com tíquete médio de R$ 102 mil
O CEO Mathias Miedreich diz que a disciplina de custos e um foco em produtos…
Programa Pronta-Entrega estreará na feira de negócios com lote de 20 unidades
Jornalista acumula mais de três décadas na cobertura de temas econômicos, indústria e políticas públicas
Desse total, 40% foram exportados para 17 países da América Latina
Atingiu € 3,76 bilhões, valor 7,3% superior ao do mesmo período de 2025.