Mercado

Autopeças crescem 15% no primeiro trimestre

Crescimento está atrelado ao aumento expressivo das vendas para os fabricantes de veículos no mesmo período

Montadoras aceleraram o ritmo das linhas de montagem

Por Redação

Levantamento do Sindipeças indica que o faturamento líquido nominal da indústria brasileira de autopeças cresceu significativos 15,3% ao longo dos primeiros três meses de 2017 em comparação com o desempenho registrado no mesmo período do ano passado. A entidade ouve 64 de suas empresas associadas, responsáveis por 32,2% do faturamento total da indústria de autopeças no Brasil.

Muito dessa recuperação no trimestre deveu-se às vendas para as montadoras, segmento que respondeu por 63,5% do total dos negócios em março. No trimestre, as transações com os fabricantes de veículos foram 35,4% maiores.

Ociosidade – Já as vendas para o segmento de reposição e as intrassetoriais aumentaram, respectivamente, 1,5% e 19,9% no período, enquanto as exportações aumentaram 1,6%. A recente valorização cambial, porém, faz com que o resultado seja 18% o resultado em reais.

Apesar desse melhor cenário as linhas de produção do setor ainda enfrentam ociosidade média elevada. Segundo o Sindipeças, a ocupação da capacidade produtiva cresceu dois pontos porcentuais em março. Chegou a 62%.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás