Empresa

Marcopolo: receita líquida cresce 23,6% no semestre.

Alta de 29,1% na produção de ônibus rodoviários para o mercado interno indica princípio de retomada do segmento no País

Por Redação

O balanço da Marcopolo divulgado na segunda-feira, 7, indica números positivos no primeiro semestre do ano, sinalizando, segundo a empresa, o princípio da retomada do mercado de ônibus rodoviários. Sua produção para o mercado interno nesse segmento atingiu 541 unidades, com alta de 29,1% sobre mesmo período de 2016, contribuindo para o aumento do faturamento e também do lucro bruto da empresa.

Sua receita operacional líquida no semestre atingiu R$ 1,295 bilhão, crescimento de 23,6% ante os primeiros seis meses de 2016 (R$ 1,048 bilhão). O lucro bruto e o Ebitda cresceram 8% e 0,8%, respectivamente, alcançando R$ 171,4 milhões e R$ 48 milhões. Já o lucro líquido recuou 43,8% no período, ficando em R$ 29,2 milhões.

Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo

Para Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo, o desempenho positivo reflete, dentre ouros fatores, a maior competitividade da empresa, obtida com os esforços empreendidos na revitalização do Sistema Marcopolo de Produção Solidária, já percebidos nos indicadores de segurança, qualidade e eficiência da Companhia.

“Fizemos a nossa lição de casa e agora estamos ainda melhor preparados para atender com mais efetividade a demanda brasileira, na medida de sua recuperação”, destaca o executivo.

José Antônio Valiati, diretor de relações com investidores e de controladoria e finanças da Marcopolo, lembrou que a empresa ainda está distante dos volumes históricos realizados no mercado brasileiro, mas faz uma ressalva: “O desempenho do segundo trimestre de 2017 ensaia o que pode ser uma retomada gradual, especialmente no segmento de ônibus rodoviários”.

Lá fora – Além de maiores volumes de modelos rodoviários para o mercado interno – o crescimento da Marcopolo no segmento supera a alta de 15,3% registrada pela indústria como um todo no semestre –, também é positivo o desempenho da empresa na área externa. No comparativo semestral, suas exportações cresceram 38,2%, com 1.498 unidades este ano.

A produção total da Marcopolo atingiu 3.933 unidades, “ainda longe do recorde de 9.121 unidades fabricadas no primeiro semestre de 2013”, como destaca nota da empresa. O segmento de rodoviários apresentou crescimento de quase 40% em relação ao primeiro semestre de 2016 (1.445 unidades contra 1.049) enquanto o de urbanos teve queda de 24,7% no mesmo período (838 unidades contra 1.113).

Já o segmento de micro-ônibus apresentou crescimento forte de volumes, com aumento de 341,1% – 772 unidades contra 175 no primeiro semestre de 2016. A unidade de negócios Volare, com 888 veículos fabricados, registrou crescimento de 54,7% no semestre, o que indica também a retomada no segmento de miniônibus.

Nas unidades externas, os destaques positivos ficaram por conta das operações da Polomex, que registrou aumento de 96,3% na produção, e as da África do Sul, com alta de 53,5%. Já a unidade Superpolo, na Colômbia, cresceu 33,7% (337 unidades contra 252) e manteve alta participação no mercado local.


Fotos: Divulgação/Marcopolo

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