Produto

Novo Polo tem 50% de aço de alta resistência

Volkswagen destaca alto nível de segurança do modelo que chega ao mercado no último trimestre deste ano

Por Alzira Rodrigues

Conciliar espaço maior com peso menor é um dos desafios da indústria automotiva hoje. E nesse contexto são importantes tanto o uso de tecnologias inovadoras de fabricação como o de materiais que garantam ao mesmo tempo um carro mais seguro e mais econômico. E é nessa linha que, segundo a Volkswagen, foi concebido o novo Polo, que será lançado no mercado brasileiro no final do próximo mês.

“Construído sob a Estratégia Modular MQB, o novo Polo vai elevar os parâmetros de tecnologia e segurança em seu segmento, oferecendo recursos até então disponíveis apenas em veículos de classes superiores”, disse Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de engenharia de carroceria, acabamento, segurança e predições veiculares da Volkswagen do Brasil, em encontro promovido pela montadora na quinta-feira, 24, no Centro de Design de São Bernardo do Campo, SP.

Segundo Carnielli Jr., 50% do aço utilizado no novo Polo é de alta resistência. É que a estrutura do assoalho na MQB, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional –, o que colabora para reduzir o peso do veículo ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão.

Também participaram do evento, entre outros executivos, o Ceo da Volkswagen do Brasil e da América do Sul, David Powels, o gerente executivo de marketing e comunicação, Leandro Ramiro, e o chefe da design da VW para a América do Sul, José Carlos Pavone.

Dentre os itens destacados pelos executivos da Volkswagen, o fato de o novo Polo ter quatro airbags em todas as versões – dois dianteiros e dois laterais –, além de coluna de direção deformável , o que contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

O modelo também dispõe de recursos de segurança ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB, como o sistema de frenagem automática pós-colisão e controle de tração, que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor, dentre vários outros itens.


Ilustração: Divulgação/Volkswagen

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Goiânia avança na requalificação do transporte com Marcopolo e Volvo

Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados

% dias atrás

Baterias íon-sódio ganharão mais participação nos elétricos chineses

Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante

% dias atrás

América do Sul é a região de maior expansão do Grupo VW no mundo

Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…

% dias atrás

Brasil é o décimo mercado da Toyota, maior montadora mundial

Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…

% dias atrás

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás