Produto

Latin NCAP reprova Ford Ka em teste de impacto lateral

Compacto da Ford não recebeu qualquer estrela para proteção de adultos

Por Redação

A atual fase do  Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, que inclui crash test lateral, tem se constituído em uma verdadeira pedra no sapato parfa a imagem dos veículos produzidos e vendidos no Brasil.  Depois do líder Chevrolet Onix, Nissan March e Peugeot 208 virem seus níveis de segurança criticados, nesta semana a sexta  série de resultados dos tgestges de 2017  fez do Ford Ka a vidraça.

Nas palavras da entidade, o compacto teve  desempenho desapontador, “rendimento particularmente baixo a respeito da proteção no impacto lateral, motivo principal da baixa qualificação de estrelas conforme protocolos de avaliação do Latin NCAP vigentes desde 2016”.

Terceiro carro mais vendido no mercado interno, neste caso o Ka não ganhou qualquer estrela  para proteção de adultos e somente  três estrelas para a proteção de crinças. Em 2015, o compacto  recebera quatro estrelas para a proteção de adultos em um impacto frontal.  Em um choque lateral, porém, não evitou “alto nível de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e a abertura da porta”.

O Ka, lembra o Latin NCAP, não dispõe de dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura nem no painel interior nas portas. “Levando em conta os resultados dos testes, o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995”, enfatiza a entidade. A  Ford, em contrapartida, rebate com a afirmação de que o Ka “cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira”.

Ainda que tenha tido desempenho aceitável na proteção das crianças, o Latin NCAP critica  o fato de o Ka não ter cinto de três pontos para todos os ocupantes, qualifica a sinalização de ancoragens Isofix como deficiente e alerta para a impossibilidade de desligamento do airbag do passageiro quando se necessita instalar um sistema de retenção infantil. A porta traseira direita também abriu no teste, o que expõe os ocupantes a riscos maiores.

“Estamos surpresos de que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU. Esse resultado ruim deveria servir como uma lição para os governos de toda a região, já que alguns fabricantes ainda não conseguem proporcionar níveis mínimos de segurança “, afirma Alejandro Furas, secretário geral do entidade.

Veja o vídeo  do teste:

 


Fotos: Divulgação/Latin NCAP

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

As “sete fendas” do Jeep Avenger

Herlander Zola divulga esboço da frente do modelo na mídia social, enfatizando lançamento em breve

% dias atrás