Produto

Nissan testa veículo autônomo nas ruas de Tóquio

Com tecnologia ProPilot, sedã esportivo Infinitti Q50 pode chegar ao mercado em 2020

Por Redação

Em plena semana do Salão do Automóvel de Tóquio a Nissan fez demonstrações nas ruas da capital do Japão de um protótipo da versão mais avançada de sua tecnologia de condução autônoma, planejada para uso real a partir de 2020. Foi testada na sexta-feira, 27, a última geração da tecnologia ProPilot no sedã esportivo Infinitti Q50.

A nova tecnologia, segundo a fabricante japonesa, permite que o veículo funcione no modo autônomo em meio urbano, como em ruas, avenidas e vias expressas. O sistema assume o controle do veículo a partir de uma programação da rota feita pelo motorista no sistema de navegação, podendo terminar o percurso até a chegada.

Na busca pela autonomia dos veículos, a Nissan está mostrando no Salão de Tóquio o novo Nissan Leaf, veículo zero emissão também equipado com a tecnologia ProPilot, que permite a condução autônoma em uma única faixa de rodagem em autoestradas. Os modelos Nissan Serena, X-Trail e Rogue fazem parte da crescente linha de modelos da Nissan equipados com o ProPilot, que será ampliada em 2018 com a chegada do Qashqai.

“Inventar está no coração de tudo o que fazemos na Nissan”, comentou Takao Asami, vice-presidente sênior responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada na Nissan. “Nosso protótipo de última geração do ProPilot demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita nesta sexta-feira é mais um exemplo do trabalho bem-sucedido que estamos fazendo para criar a condução autônoma para todos no futuro”.

Segundo a montadora, a inteligência artificial do protótipo utiliza dados recebidos de doze sonares, doze câmeras, nove radares de ondas milimétricas, seis escâneres a laser e mapas em alta definição, para analisar cenários complexos em tempo real, permitindo navegar em meio a condições desafiadoras, como cruzamentos movimentados.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás