Negócios na América Latina cresceram 24%, o maior em relação a todas as outras regiões nas quais as marcas da empresa atuam
Por Redação
No ano passado, as marcas de automóveis e veículos comerciais do Grupo Volkswagen venderam mais de 10,7 milhões unidades em todo o mundo, crescimento de 4,3% na comparação com os 10,3 milhões anotados no ano anterior.
Foi o maior volume entregue pela corporação de todos os tempos e se mantém como a maior fabricante de veículos do mundo, apesar da mancha negra do passado recente com o escândalo do chamado Dieselgate.
“O recorde de vendas histórico é sobretudo atribuído ao forte desempenho das equipes das marcas e funcionários do Grupo”, destaca em nota Matthias Müller, CEO do Grupo Volkswagen. “Continuaremos a fazer tudo o que pudermos em 2018 para atender e superas as expectativas dos nossos clientes em todo o mundo.”
A Europa continua sendo o maior mercado da corporação, com 4,32 milhões de veículos entregues no ano passado, alta de 3,3% sobre as 4,19 milhões de unidades vendidas em 2016.
No balanço, no entanto, as vendas na América Latina em 2017 foram as que apresentaram o maior crescimento, de 23,7%. No período foram negociados 521.600 veículos ante os 421.500 registrados no ano anterior.
O Brasil contribuiu com as vendas de 308.000 unidades, alta de 19,5% sobre o volume registrado doze meses antes, de 257.700.
Depois da Europa, o segundo maior volume de entregas ficou a cargo da região Ásia-Pacífico. Por lá, os mercados absorveram 4,50 milhões de veículos, alta de 4,3% sobre o volume de 2016, de 4,31%. Somente o mercado chinês foi responsável por absorver 4,18 milhões, o que representou expansão de 5,1% na comparação com o resultado do período anterior, de 3,98 milhões.
Os automóveis Volkswagen foram os que mais contribuíram com o resultado. Os mercados globais compraram no ano passado 6,23 milhões de unidades da marca, volume 4,2% superior aos 5,98 milhões registrados em 2016.
Depois vem a Audi, com 1,87 milhão de carros vendidos, alta de 0,6%, seguida pela Skoda, com entregas de 1,2 milhão de unidades, crescimento de 6,6%.
As marcas do segmento de veículos comerciais também contribuíram com resultados significativos para o Grupo no ano passado. A Volkswagen anotou crescimento de 4,2%, com 497.900 unidades vendidas, a MAN cresceu 11,6%, ao negociar 114.100 veículos em 2017, e a Scania também registrou expansão de 11,6%, com 90.800 entregues.
Foto: Volkswagen/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.