Empresa

FCA inova em Betim com uso de robôs colaborativos

Dentro do conceito Indústria 4.0, empresa testa um equipamento do gênero com dois braços

Por Alzira Rodrigues alzira@autoindustria.com.br

Com mais de 1.100 robôs em seu Polo Automotivo Fiat em Betim, MG, a FCA intensifica investimentos dentro do conceito Indústria 4.0 para garantir ainda mais competitividade para a fábrica mineira e acelerar o desenvolvimento de novos produtos. Dentre seus vários projetos em andamento, um novo conceito de automação tem merecido atenção especial. São os chamados robôs colaborativos, que operam na linha junto com os trabalhadores – os robôs tradicionais, no geral, ficam em áreas restritas.

Dois deles, em programa pioneiro na América Latina implantado em 2016, já funcionam em total segurança na linha de montagem do motor FireFly. Outros dois, das marcas Kuka e Pollux, estão em teste no Manufacturing 2020, laboratório implantado pela FCA no polo de Betim.

Um deles realiza atividades rotineiras, como as de apertar parafusos, instalar a borracha antivibração nas portas e aplicar cola no vidro automotivo. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos no laboratório, a FCA acaba de adquirir mais três robôs colaborativos que estão em fase de instalação na funilaria e montagem final dos veículos.

E mais recentemente, em fevereiro, a empresa iniciou testes com um robô colaborativo de braço duplo, o YuMi, da ABB, o primeiro do gênero no mundo, segundo informa Marcello Marucci, responsável pelos robôs na engenharia de manufatura para a América Latina. Os outros robôs colaborativos já em operação ou em fase de implantação têm apenas um braço.

Batizado de YuMi pela junção das palavras You and Me (você e eu, em português), o robô foi projetado para trabalhar em colaboração com os seres humanos, sem oferecer riscos.

Em Betim, esse novo robô está sendo usado na certificação de dimensão de furos do cabeçote do motor, por meio de um apurado sistema de visão. Seus braços são emborrachados e não têm pontos de esmagamento, ou seja, se encontrar um objeto inesperado é capaz de pausar o movimento em milissegundos.

Laboratório – O Manufacturing 2020 é parte fundamental na implantação do conceito Indústria 4.0 na FCA. Trata-se, segundo Marcelo Lima, seu coordenador, de um laboratório criado no conceito testbeds, que são plataformas dedicadas aos experimentos de novas tecnologias, em um ambiente que reproduz em escala um cenário real.

O espaço abrange a Sala de Simulação Virtual, duas Salas de Treinamento, o Partner Room, o ICT Room e as células do processo produtivo para as mais diversas provas de conceito.

Leia mais

→ Novo simulador da FCA acelera o desenvolvimento dos produtos

Por meio do Manufacturing 2020 a empresa promove a conexão com seus fornecedores e com universidades parceiras e o governo (políticas públicas e legislação. Só na Sala de Realidade Virtual, que utiliza o software IC.IDO, do fornecedor francês ESI, para criar modelos digitais interativos e imersivos, foram investidos R$ 1 milhão. O valor, segundo o coordenador do Manufacturing 2020, foi recuperado com apenas oito meses de funcionamento da sala.


Fotos: Divulgação/FCA/Leo Lara/ e ABB

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás