Notas

Zen quer exportar mais com novas polias 100% brasileiras

Menos ruído e menor desgaste

A Zen, fabricante de autopeças instalada em Brusque (SC), desenvolveu a primeira polia de roda livre com amortecimento (Z-VIB) com tecnologia e fabricação 100% brasileiras. A peça, que se destaca pela redução do nível de vibrações torsonais do motor, previne ruídos e desgastes no sistema de acessórios e é fornecida para o mercado de reposição global. Além disso, já pode ser aplicada também pelas montadoras nacionais.

“A polia de roda livre com amortecimento vem para alavancar as oportunidades de exportação da marca. Os mercados norte-americano e europeu, estratégicos para a empresa, já demandavam o componente, o que contribuirá ainda mais para as metas de vendas externas e crescimento sustentável da empresa”, comenta Alvaro Michelotti, especialista de Pesquisa & Desenvolvimento da Zen.

O projeto teve início há seis anos, com a estruturação do departamento de P&D da marca para estudar a criação de uma solução inédita para uma polia de alternador cuja tecnologia que, à época, era exclusiva de um único fornecedor global. O objetivo foi alcançado, resultando no desenvolvimento da polia de roda livre com amortecimento (Z-VIB) e com engenharia totalmente nacional. O produto permite à Zen integrar um seleto grupo de empresas mundiais detentoras de tecnologia própria para redução do nível de vibrações do sistema de acessórios do motor.

“A demanda pela peça ganhou impulso com o aumento da produção de veículos três cilindros, o que é conhecido como o downsizing dos motores à combustão interna, processo que permite a redução de tamanho do propulsor, mantendo a mesma potência”, ressalta Michelotti.

Para assegurar a qualidade e atender à demanda na fabricação do novo componente, a ZEN fez investimentos em equipamentos, estrutura de testes e validação de produto, propriedade intelectual e aprimoramento de processos.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues
Tags: poliasZEN

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás