A Zen, fabricante de autopeças instalada em Brusque (SC), desenvolveu a primeira polia de roda livre com amortecimento (Z-VIB) com tecnologia e fabricação 100% brasileiras. A peça, que se destaca pela redução do nível de vibrações torsonais do motor, previne ruídos e desgastes no sistema de acessórios e é fornecida para o mercado de reposição global. Além disso, já pode ser aplicada também pelas montadoras nacionais.

“A polia de roda livre com amortecimento vem para alavancar as oportunidades de exportação da marca. Os mercados norte-americano e europeu, estratégicos para a empresa, já demandavam o componente, o que contribuirá ainda mais para as metas de vendas externas e crescimento sustentável da empresa”, comenta Alvaro Michelotti, especialista de Pesquisa & Desenvolvimento da Zen.

O projeto teve início há seis anos, com a estruturação do departamento de P&D da marca para estudar a criação de uma solução inédita para uma polia de alternador cuja tecnologia que, à época, era exclusiva de um único fornecedor global. O objetivo foi alcançado, resultando no desenvolvimento da polia de roda livre com amortecimento (Z-VIB) e com engenharia totalmente nacional. O produto permite à Zen integrar um seleto grupo de empresas mundiais detentoras de tecnologia própria para redução do nível de vibrações do sistema de acessórios do motor.

“A demanda pela peça ganhou impulso com o aumento da produção de veículos três cilindros, o que é conhecido como o downsizing dos motores à combustão interna, processo que permite a redução de tamanho do propulsor, mantendo a mesma potência”, ressalta Michelotti.

Para assegurar a qualidade e atender à demanda na fabricação do novo componente, a ZEN fez investimentos em equipamentos, estrutura de testes e validação de produto, propriedade intelectual e aprimoramento de processos.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!