Mês passado acumulou dezoito meses consecutivos de crescimento no ritmo das fábricas

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br
Saíram das linhas de montagem brasileiras em abril, 266.111 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume 40,4% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram produzidos 189.487 veículos.
Durante divulgação do balanço do setor automotivo, na segunda-feira, 7 de maio, Antonio Megale, presidente de Anfavea, lembrou que resultado de abril soma dezoito meses de crescimento consecutivo na produção de veículos nas comparações anuais.
“Embora tenhamos registrado estabilidade em relação a março, com leve decréscimo de 0,5%, o desempenho das fábricas acompanha a nossa previsão de encerrar o ano com crescimento em torno de 13%, pouco acima dos 3 milhões de veículos.”
No primeiro quadrimestre do ano o aumento na produção foi de 20,7%, para 965.865 unidades, contra 800.190 veículos produzidos no acumulado de janeiro a abril do ano anterior.
Em boa medida, o ritmo embalado das fábricas atende ao crescimento da demanda do mercado interno. No mês passado, ganharam as ruas do País 217.340 veículos, alta de 38,5% sobre o mesmo abril de 2017, quando as vendas somaram 156.894 unidades.
“Ainda estamos abaixo da média de 951.000 unidades para o quadrimestre dos últimos dez anos, o que mostra que tem espaço para crescer”, pontua Megale “Mês a mês vamos recuperando o que perdemos nos últimos anos. O mês passado já representou o melhor mês de vendas desde de 2015.”
Nos quatro primeiros meses do ano, o mercado absorveu 762.875 veículos, um crescimento de 21,3% sobre as 628.929 unidades vendidas um ano antes.
Foto: Volkswagen/Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…