Utilitário esportivo adota nova identidade visual da marca
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A Audi divulgou nesta terça-feira, 5, aquele que será, ao lado do A8, a principal atração da marca ao longo de 2018: o Q8. O utilitário esportivo, afirma a montadora, mescla a “elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte”.
Produzido na Eslováquia, o mais novo SUV da Audi começará a ser vendido na Europa em meados do segundo semestre. Por aqui, muito provável, deve ser a principal atração no estande da marca alemã no Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado em novembro. Vendas, porém, só mesmo a partir de 2019.
O modelo é o primeiro SUV da Audi a adotar o estilo cupê, desenho já bem conhecido na concorrente BMW, que o empregou inicialmente no X6 e depois no X4. Mede 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura. É ligeiramente menor do que o atual Q7 e, com entre-eixos próximo dos 3 metros, pode dispor de uma terceira fila de bancos e carregar até sete pessoas.
O Q8 é o topo da gama da chamada linha Q, letra que identifica os utilitários esportivos da Audi, e sério candidato a ser um de seus veículos mais caros em todo o mundo. Além do declive da coluna D, chama a atenção na parte externa a nova identidade visual da marca, que concede à dianteira um ar de robustez pouco comum nessa faixa de mercado.
A tração é integral nas quatro rodas e, opcionalmente, o modelo dispõe de suspensão pneumática que se adapta às condições do terreno e pode variar em 90 milímetros sua altura. O vão livre do solo é de 254 milímetros. São vários sistemas de auxílio à condução. A lista inclui, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de cruzamentos, alerta de mudança de faixas, aviso de meio-fio e câmeras de 360 graus.
Destaque especial para o chamado “garage pilot”, que estará disponível no começo do ano que vem. O sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma. O motorista sai do carro e ativa o auxílio por meio do aplicativo myAudi no celular.
Em um primeiro momento, o Q8 será oferecido com motores 3 litros a gasolina de 340 cavalos e a diesel de 286 cavalos. O modelo adota solução já presente em outros veículos para economizar combustível: é um híbrido leve.
O sistema elétrico de 48 volts incorpora uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a frenagem, pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A tecnologia permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.
Conforto opcional também são as quatro rodas direcionais: as traseiras podem girar até 5 graus, o que facilita manobras e melhora a estabilidade em altas velocidades.
Foto: Divulgação/Audi
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.