Modelo elétrico tem três versões entre R$ 200 mil e R$ 240 mil
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
O BMW I3 está de volta ao mercado brasileiro. Após um hiato de cerca de um ano sem importações, o modelo, uma mescla de monovolume com hatch, começa a ser vendido na rede de concessionárias da marca alemã em três versões de acabamento com preços de R$ 199.950,00 (REX), R$ 211.950,00 (REX Connected) e R$ 239.950,00(REX Full).
O I3 , portanto, assume novamente a condição de único carro totalmente elétrico vendido no Brasil. Além de uns R$ 30 mil a mais do que a antiga versão importada até meados de 2017, o elétrico ganhou poucas modificações. No estilo, as alterações são para lá de discretas.
A BMW, porém, argumenta que o carro passou por outras várias melhorias: a mais relevante delas, e talvez o principal motivador de compra do modelo, é autonomia. Com uma única carga, mais a utilização do extensor de autonomia, na verdade um pequeno motor a gasolina de 647 cm³, o I3 pode rodar, a depender do pé do motorista, até 330 quilômetros.
A motorização elétrica segue a mesma e desenvolve 170 cavalos. Mas para quem já dirigiu o BMW sabe que o que mais impressiona é a disponibilidade imediata do torque de 25,4 kgfm quando se pisa no acelerador. O conjunto motriz inclui a unidade elétrica, transmissão automática continuamente variável, tração traseira e baterias de de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 94 Ah/33 kWh.
Os motores elétrico e à combustão interna ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do sistema de transmissão. Já as baterias de íons de lítio estão acomodadas embaixo do assoalho, entre os eixos do veículo. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.
O novo I3, de qualquer forma, agrega mais alguns equipamentos do que o anterior, como assistência de estacionamento, com câmera de ré e sensores de distância dianteiros e traseiros e uma nova central multimidia. A versão mais cara conta alertas de situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira e mudanças involuntária de faixa de rolamento, teto solar elétrico, controle e prevenção de aproximação forntal, além de sistema mais sofisticado de som.
Aceleração de zero a 100 km/h em 8,2 s e autonomia de 330 km
O I3 foi lançado mundialmente em 2013. Chegou aqui logo no ano seguinte, onde, em pouco menos de três anos, vendeu cerca de 200 unidades. É vendido sob encomenda em concessionárias exclusivas BMW em oito estados e no Distrito Federal. “Acreditamos que esta nova versão, atualizada, tem todos os atributos para cativar consumidores brasileiros ávidos por tecnologia e sustentabilidade”, diz Nina Dragone, diretora de marketing e produtos da BMW do Brasil.
A exemplo de outros modelos da marca, o I3 conta com o sistema ConnectedDrive, acessível por meio de um SIM Card, que permite conexão à internet. Por meio dele, o usuário tem acesso a informações de trânsito em tempo real e notícias personalizadas, pode enviar ou receber emails, ser alertado da necessidade de manutenção ou, com o recurso Concierge, solicitar reservas em hotéis ou restaurantes.
O sistema também indica pontos de recarga disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis. Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo, que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso.
Leia mais
→Elétrico BMW I3 combina desempenho, design e economia
→BMW confirma mais uma versão do X3 em Araquari
Há três anos a BMW vem firmando parcerias com empresas para a instalação de pontos de carregamento em postos de combustíveis, supermercados e shopping centers nas principais capitais do Brasil. Ao todo, já são cerca de 80 pontos públicos de recarga em todo o País.
Mais recentemente, a montadora firmou parceria com a empresa de energia EDP Brasil para a construção do primeiro corredor com postos de carregamento para veículos elétricos e híbridos que interligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Fotos: Divulgação/BMW
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.