Mercado

Mercedes-Benz lidera sem ameaças

Forte desempenho das rivais tira participação da fabricante, mas ainda se mantém no topo do ranking isolada

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br

Encerrado o primeiro semestre do ano, a Mercedes-Benz segue como a montadora que mais vende caminhões no mercado brasileiro. De acordo com o balanço da Fenabrave, no período foram emplacados 9.260 modelos da marca. O volume representou evolução de 39,9% na comparação com os emplacamentos de um ano atrás (6.621 unidades) e participação de 28,6% nas vendas totais do período, de 32.338 caminhões, em alta de 50,7%. No fim dos seis primeiros meses de 2017, a empresa também liderava as vendas, porém, com fatia de quase 31% de um mercado de 21.457 unidades.

LEIA MAIS

→No segmento que mais cresce, a Mercedes-Benz leva a melhor

→Venda de veículos fica estável em junho

A perda de participação da Mercedes-Benz de um ano para cá se deve ao incremento nas vendas anotada por concorrentes diretos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, na vice-liderança, apurou crescimento de 65% nas vendas, para 8.352 caminhões, fechando o primeiro semestre com 25,8% do mercado. No acumulado até junho de 2017 seus licenciamentos somavam 5.065 unidades ou 23,6% das vendas.

Também a Volvo, em terceiro lugar, seguramente conquistou mais clientes para caminhões pesados e semipesados, categorias com as quais atua. De janeiro a junho, os licenciamentos da marca somaram 4.358 unidades, expressiva expansão de 83,5% sobre os 2.375 modelos vendidos no mesmo período do ano passado. Com o volume a montadora encerra os primeiros seis meses com 13,5% do mercado total.

No topo de lista das fabricantes que mais vendem, a Ford, em quarto lugar, se apresenta como a que menos cresceu ao longo dos últimos doze meses. Os 3.971 caminhões emplacados no primeiro semestre representaram um incremento de 15,7% sobre o contabilizado um ano antes, de 3.434 unidades. O desempenho da marca permitiu fechar semestre com participação de 12,3%, enquanto um ano antes, na terceira posição, tinha 16%.

A Scania, no quinto posto, segue a Ford de perto ao somar 3.914 licenciamentos, volume 72% superior ao anotado pela marca na comparação com o mesmo semestre de 2017 (2.276 unidades). A fabricante chega ao fim do período com 12,1% do total do mercado, 1,5 ponto porcentual a mais em relação ao que tinha ao fim dos primeiros seis meses do ano passado.

O ranking de vendas continua com a Iveco, em sexto, ao registrar 1.152 emplacamentos ou 3,56% de participação; a DAF, com vendas de 837 caminhões (2,56%); MAN, na oitava posição, com 436 licenciamentos (1,35%); Agrale, que somou apenas 28 unidades vendidas (0,09%); Hyundai, com o registro de 14 emplacamentos nos seis primeiros meses (0,04%).


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Carro hĩbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás