PowerLine equipará picapes, ônibus e caminhões com operações sobretudo urbanas

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A ZF encaminha os últimos testes, na Alemanha, da PowerLine, transmissão automática de oito velocidades para veículos comerciais leves, médios e semipesados. O novo produto terá aplicação particularmente em caminhões, picapes e ônibus que rodam sob condições severas de trânsito urbano ou mesmo em operações interurbanas.
Segundo a fabricante, a PowerLine será ofertada no curto prazo em todo o mundo. “A chegada das transmissões automáticas aos segmentos mais leves de veículos comerciais é uma tendência de utilização global, que chegará com mais força ao Brasil e à América Latina”, diz Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul.
A nova transmissão, afirma a ZF, foi inspirada na versão automática para veículos de passeio 8HP, já muito conhecida e presente em veículos de várias marcas. Dela “a PowerLine traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle”.
LEIA MAIS
→ZF engata várias marchas na América do Sul
“No mercado sul-americano, as transmissões manuais ainda imperam dos leves ao semipesados. No entanto, para aplicações essencialmente urbanas e mais severas, as automáticas com conversor de torque são as mais adequadas e recomendadas”, diz Furtado, que, além do conforto, aponta no novo produto potencial de redução de consumo de combustível da ordem de 10%.
Foto: Divulgação/ZF
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…