Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A ZF encaminha os últimos testes, na Alemanha, da PowerLine, transmissão automática de oito velocidades para veículos comerciais leves, médios e semipesados. O novo produto terá aplicação particularmente em caminhões, picapes e ônibus que rodam sob condições severas de trânsito urbano ou mesmo em operações interurbanas.

Segundo a fabricante, a PowerLine será ofertada no curto prazo em todo o mundo. “A chegada das transmissões automáticas aos segmentos mais leves de veículos comerciais é uma tendência de utilização global, que chegará com mais força ao Brasil e à América Latina”, diz Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul.

A nova transmissão, afirma a ZF, foi inspirada na versão automática para veículos de passeio 8HP, já muito conhecida e presente em veículos de várias marcas. Dela “a PowerLine traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle”.

LEIA MAIS

→ZF engata várias marchas na América do Sul

→e.GO Mover nas ruas em 2019

“No mercado sul-americano, as transmissões manuais ainda imperam dos leves ao semipesados. No entanto, para aplicações essencialmente urbanas e mais severas, as automáticas com conversor de torque são as mais adequadas e recomendadas”, diz Furtado, que, além do conforto, aponta no novo produto potencial de redução de consumo de combustível da ordem de 10%.


Foto: Divulgação/ZF

George Guimarães
Últimos posts por George Guimarães (exibir todos)
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!