Mercado

Produção de motos cresce 21% até agosto

Só no mês passado foram fabricadas mais de 105 mil unidades, melhor resultado desde outubro de 2015

Com 105.336 unidades produzidas em agosto, a indústria de veículos duas rodas atingiu no ano total de 696.297 motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus, volume 21% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 575.424 unidades. O resultado do mês passado foi o melhor desde outubro de 2015 e representou crescimento de 9,4% sobre julho e de expressivos 31,4% no comparativo com agosto de 2017.

O balanço do setor, divulgados na terça-feira, 11, pela Abraciclo, indica crescimento ainda maior nas vendas internas no comparativo do mês passado com o anterior. Segundo dados do Renavam, as vendas de motocicletas no varejo totalizaram 88,9 mil unidades em agosto,  alta 16,6% sobre julho. No acumulado dos primeiros oito meses foram emplacadas 573,8 mil unidades, crescimento de 8,4% em relação a idêntico período do ano passado.

Na avaliação de Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, fatores macroeconômicos estão contribuindo para impulsionar novos negócios. Ele destaca o desempenho positivo do consórcio e a maior oferta de crédito como alguns dos motivos do crescimento.

“Com o início da disputa eleitoral, a tendência é de que a partir de agora ficará um pouco mais difícil saber como a política irá interferir na economia. Todavia, pelo movimento em curso no mercado está cada vez mais claro que o setor chegará aos crescimentos de produção e vendas anteriormente projetados”, comenta.

A Abraciclo revisou recentemente para cima a projeção em relação ao volume de produção esperado para este ano, passando de 935 mil para 980 mil unidades, o que significa um crescimento de 11% em 2018, ante os 5,9% de antes. Para o mercado interno, a expectativa é de alta de 7,5%, para 915 mil unidades.

Exportações – Em agosto foram embarcadas para outros países 7.537 motocicletas, expansão de 4,1% sobre o mesmo mês de 2017 (7.239 unidades). Já na comparação com julho (5.229 unidades) a alta foi de 44,1%.

O principal destino das motos brasileiras ainda é a Argentina, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas naquele país. As exportações no acumulado de janeiro a agosto totalizaram 53.796 unidades, o que representou evolução de 12% sobre as 48.036 unidades do mesmo período do ano passado, conforme dados das associadas da entidade.


Foto: Divulgação/Honda

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás