Empresa

FCA muda cúpula e Stefen Ketter deixa a empresa

Richard Schwarzwald assume como responsavel global pela qualidade do grupo

Mike Manley, CEO da FCA, está agindo rápido. Menos de três meses depois de substituir Sergio Marchionne, que faleceu em julho, o executivo promove uma grande troca de cadeiras na cúpula global do conglomerado. Via comunicado, ele anunciou várias alterações. O nome mais conhecido dos brasileiros é de Stefan Ketter, que deixou o grupo.

Ketter, que comandou a empresa no Brasil até março e foi o responsável pela construção da fábrica da Jeep em Goiana (PE) e pela modernização das plantas de Betim (MG) e de Córdoba, Argentina, respondia pela direção mundial de manufatura. A vaga do brasileiro foi ocupada por Scott Garberding, que também terá sob sua responsabilidade a empresa de robótica Comau e a fundição Teksid.

Outro executivo bastante conhecido por aqui é Richard Schwarzwald, que sucede Garberding como chefe global de qualidade. Até recentemente ele  liderou a organização de qualidade da FCA na América Latina, cargo agora do também brasileiro Geraldo Barra, que já respondia como diretor-adjunto.

Schwarzwald nasceu no Rio de Janeiro e estudou Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. “O principal dever da área de qualidade é estabelecer ações sob o ponto de vista do consumidor, para atingir os mais altos níveis de satisfação dos clientes e reconhecimento da marca”, afirma o executivo.

Barra e Schwarzwald: brasileiros na qualidade.

“Os próximos cinco anos continuarão a ser extremamente desafiadores para o nosso setor, com regulamentações mais rígidas, intensa concorrência e, provavelmente, um crescimento mais lento da indústria em todo o mundo”, escreveu no comunicado Manley, que comandará o plano quinquenal do grupo que prevê o lançamento de dezenove veículos, dez elétricos, de cinco marcas.

Outras alterações promovidas pela FCA:

• Tim Kuniskis passa a responder pela Jeep na América do Norte e manterá sua atual função de chefe global da Alfa Romeo. Não haverá um chefe global de Jeep.

• Reid Bigland liderará a marca Ram, papel que já desempenhou entre 2013 e 2014 ao mesmo tempo que seguirá comandando as operações canadenses e as vendas nos Estados Unidos.

• Steve Beahm é agora ochefe da Mopar na América do Norte, enquanto continua no cargo de chefe da Chrysler, Dodge e Fiat Brands na América do Norte.

• Pietro Gorlier, ex-diretor de operações da divisão de componentes da FCA, é nomeado COO da região da Europa, Oriente Médio e África da empresa. Ele vai manter o papel de chefe da Mopar globalmente.

• Ermanno Ferrari assume como CEO da Magneti Marelli. Ele vinha respondendo pela divisão de iluminação da empresa, a maior unidade de negócios.

• Harald Wester, diretor de tecnologia do grupo, cumprirá tgambém a função de COO da Maserati como COO, empresa pela qual autou de 2008 a 2016.

LEIA MAIS

→FCA investirá € 9 bi em eletrificação

→FCA perde mais uma liderança


Foto: Divulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Adefa: indústria argentina de veículos sinaliza desaceleração.

Produção registra estabilidade de março para abril, mas já acumula queda de 22% no ano

% dias atrás

Anfir: demanda de implementos rodoviários pesados preserva alta nas vendas.

Mercado cresceu quase 3% no primeiro quadrimestre

% dias atrás

Betim ganha condomínio industrial

Indústria

% dias atrás

VWCO reforça atendimento na Nicarágua

Rede de concessionárias

% dias atrás

BYD Song Plux DMi tem nova bateria com o dobro de autonomia

Na linha 2024/2025, modelo híbrido plug-in da marca chinesa teve reajuste de 4,3% e custa…

% dias atrás