Carreta porta-container da Pastre tem peso reduzido em 600 kg e menor consumo de combustível

A fabricante de aço SSAB vem conquistando novos negócios junto ao setor de implementos rodoviários, que tem procurado materiais mais leves e resistentes a fim de ampliar volume de carga transportada, reduzir consumo e gastos com manutenção.
Dentre os seus mais recentes negócios, a SSAB destaca o fornecimento do aço estrutural de alta resistência Strenx 700 para a fabricante de implementos rodoviários Pastre, que o utilizou, de forma inédita, na produção de uma carreta porta-container.
“O setor de implementos é de grande importância para nós”, comenta Danilo Souza, gerente de vendas da SSAB Brasil. “O segmento de transporte tem interesse em reduzir peso, para ampliar capacidade de carga, e custos operacionais para rentabilizar a operação”.
A carreta-container feita com o Strenx ficou 600 kg ou 10% mais leve do que a fabricada com aço convencional, conforme revela Lauro Pastre Jr., diretor-industrial da empresa. “Isso gerou uma economia de 84 litros de óleo diesel a cada dez viagens por mês, além da redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.
O porta-container foi adquirido pela 4N Transportes, que já mostrou interesse em ter mais um equipamento com o mesmo aço. Segundo Nadir Ângelo Bertol, fundador e diretor da empresa, a redução no consumo de combustível gerou uma economia de R$ 270,00 por mês, pouco mais de R$ 3.000 por ano.
“A redução do peso também reflete no consumo de lonas e pastilhas de freio. Com isso, conseguirmos rentabilizar melhor o frete”, comenta.
No negócio feito com a Pastre, a principal novidade, segundo o gerente da SSAB, foi a diversificação do uso do Strenx, visto que ele nunca tinha sido utilizado em uma carreta porta-container. “Isso demonstra seu grande potencial no segmento de transporte”.
A SSAB, que tem sede na Suécia e investe continuamente no desenvolvimento e aprimoramento de novos materiais, tem negócios significativos também junto à indústria de construção e elevação de cargas, mineração e equipamentos agrícolas e florestais, além do setor de transporte em geral. Segundo Danilo Souza, a empresa fornece também para os fabricantes de automóveis e comerciais leves.
“Esse segmento, assim como o de implementos, também busca continuamente a redução de peso, além de ganhos em segurança. O aço de alta resistência tem sido cada vez mais utilizado, por ter entre suas propriedades a absorção de impacto”.
Foto: Divulgação/SSAB
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…