Indústria

Em abril, na Argentina, primeiro evento externo do Sindipeças

Em busca de ampliar as vendas externas, são seis ações este ano, incluindo também África e Alemanha

Com déficit comercial de US$ 15 bilhões no ano passado, 14,5% maior que o registrado no anterior, a indústria de autopeças vem enfrentando retração nas suas vendas para os Estados Unidos, por causa do tarifaço imposto por Donald Trump, e, em contraponto, aumento das importações de autopeças chinesas.

Nesse contexto, que se acentuou no ano passado, as ações externas em busca de novos mercados ganham ainda maior peso no projeto Brasil Auto Parts (BAP). parceria da  ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com o Sindipeças.

Neste ano, o primeiro evento será a Automechanika Buenos Aires, na Argentina, o principal mercado das autopeças brasileiras. A feira será de 8 a 11 de abril, das 13h às 20h de quarta a sexta-feira e das 11h às 19h no sábado, no Centro de Comércio Rural.

LEIA MAIS

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Sindipeças sobre déficit crescente e ex-tarifário: “Sinal de alerta”.

Em maio o destino será a Nigéria, onde ocorre o West Africa Automotive Show, e, em julho, um grupo de autopeças brasileiras vai para a Colômbia, na Feria Autopartes Medellin.

No segundo semestre, estão programadas ações na Alemanha em setembro (Automechanika Frankfurt), e nos Estados Unidos em novembro, na AAPEX Las Vegas. Também de grande importância, em outubro, a Rodada de Negócios em São Paulo, quando os fornecedores recebem visitantes de outros países na capital paulista.

No ano passado, as autopeças brasileiras participaram de cinco feiras internacionais, uma missão comercial e uma rodada de negócios. Foram realizados mais de 3,5 mil contatos comerciais, em 190 participações em eventos na África do Sul, Alemanha, Colômbia, Estados Unidos, México, Panamá e no Brasil.

“O BAP tem mostrado ao mundo a qualidade das autopeças brasileiras e incrementado, a custos viáveis, o movimento de internacionalização das pequenas e médias empresas do setor”, avalia Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças.


Foto: Reprodução

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Ainda sem preço, MG abre pré-venda do MG4 Urban

Compacto 100% elétrico da fabricante chinesa deve chegar na rede da marca no final de…

% dias atrás

Mercado de veículos leves cresceu 19,7% no primeiro semestre

Em junho, foram emplacadas 259,5 mil unidades, 28,2% a mais do que em igual mês…

% dias atrás

Grupo Potencial e Volvo avançam no compromisso de reduzir a pegada de carbono

Produtor de biodiesel paranaense adiciona à frota de caminhões mais 31 unidades do FH 500…

% dias atrás

GWM oficializa fábrica no Espírito Santo e produção do elétrico Ora 5

Complexo deve entrar em operação em 2029 com capacidade produtiva para 200 mil veículos ao…

% dias atrás

Iveco Bus sobe de patamar e pode cravar novo recorde de vendas

De 2024 até maio, montadora vendeu perto de 30% de tudo que negociou desde 20021

% dias atrás

Nesta terça-feira, o adeus definitivo da Toyota a Indaiatuba

Inaugurada em 1998, a fábrica do interior paulista produziu mais de 1 milhão de Corolla

% dias atrás